publico-adwords publico-face
out
01
2019

Clayton Araujo o novo surpreeendente

publicado por: ( acontece amanhã ) - Atualizado: 26/09/2019 10:06

Informações do Evento

Data: terça-feira, 1 de outubro de 2019

Horário: A partir das 13:02

Local: Museu Casa da Xilogravura

Endereço: Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295, Bairro Jaguaribe, Campos do Jordão.

Preço: (12)3662-1832

A Casa da Xilogravura tem vários desígnios, todos voltados para a gravura com matriz de madeira. Compete-lhe colecionar, exibir, conservar, divulgar e fomentar pesquisas sobre xilogravura.

No que tange a “colecionar” e “exibir”, interessam a este Museu, além dos autores consagrados, também os novos e os novíssimos, que estão iniciando a carreira artística. Há um compromisso com a descoberta de autores pouco conhecidos hoje, muito valorizados amanhã. E é imperioso exibi-los, em especial quando apresentam grande talento e seus precoces méritos fazem supor o brilho futuro.

Este é o caso de Clayton Araujo. Ele aparece agora, mas já vem pronto.

É bem verdade que desde 2011, quando iniciou o curso de graduação em Artes Visuais na Universidade Cruzeiro do Sul, de São Paulo, já começou a dedicar-se à arte xilográfica. Entretanto, até hoje manteve-se quase incógnito.

Mas trabalhou muito, muitíssimo, com afinco e perseverança. Buscou inspiração nos grandes mestres e contou com estímulo e orientação pessoal de Afonso Balestero. O resultado é fantástico e se vê nesta mostra de retratos marcantes, em rico claro-escuro, que parece entremostrar a alma dos retratados. Seus personagens emergem de uma pequena cidade mineira, são agricultores, membros de um grupo de congada, donas de casa, etc.

Eis porque a Casa da Xilogravura fica muito satisfeita ao expor os trabalhos de Clayton Araujo. O público sentir-se-á tocado ao vê-los. São obras maduras, ainda que o artista seja muito moço – nasceu em 1981 – ricas em técnica, fortes na expressão e, acima de tudo, surpreendentes.