publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 30 de abril de 2017.

jul
06
2009

Abertura do 40º Festival de Inverno: noite de festa!

por: - Atualizado: 06/07/2009 22:07
Uma típica noite fria na cidade de Campos do Jordão, no último dia 4, anunciava o início do 40º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, OSESP abriu o evento com Auditório Lotato.

Banda OSESP Realiza Concerto de AberturaUma típica noite fria na cidade de Campos do Jordão, no último dia 4, anunciava o início do 40º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão Dr. Luís Arrobas Martins, que traz este ano novidades importantes. Com o auditório Cláudio Santoro lotado, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP abriu o evento com a presença de autoridades como o Governador de São Paulo José Serra, o Secretário de Estado da Cultura João Sayad, a Prefeita de Campos do Jordão, Ana Cristina Machado César, além de outros Secretários de Estado e autoridades de todo o país. Os patrocinadores e apoiadores marcaram presença, como Luiz Carlos Trabuco Cáppi e Luca Cavalcanti, Diretor-Presidente e Diretor de Marketing, respectivamente, do Bradesco, patrocinador oficial do festival. O Diretor Executivo Paulo Zuben, o Diretor Pedagógico Silvio Ferraz e a Diretora Presidente Irmã Rosane Ghedin, além de outras representantes da Congregação das Irmãs de Santa Marcelina, também participaram do evento de abertura.

No discurso inicial, Sayad ressaltou a grande novidade de 2009: a presença da Santa Marcelina Cultura como gestora do evento. “Damos as boas-vindas às irmãs Marcelinas também na gestão deste evento. Acreditamos que elas trazem muita felicidade e competência em todos os programas do Governo nos quais estão trabalhando”, afirmou o Secretário.

Rosane Ghedin, irmã Marcelina e Diretora Presidente da Santa Marcelina Cultura, ressaltou em seu discurso a importância desta parceria com o Governo de São Paulo, com o Bradesco e com os demais patrocinadores e apoiadores da cultura. “Entramos nesta parceria porque acreditamos que através da educação e da música é possível encontrar soluções, formar pessoas e reconstituir os valores da família e da cidadania”, explica.

O Diretor Artístico do festival, Roberto Minczuk, também deu as boas-vindas às Irmãs e relembrou o momento especial do evento, que comemora sua 40ª edição este ano. “Além disso, este auditório também completa trinta anos. É um ano muito importante para todos”. Minczuk ressaltou a parte pedagógica do festival e lembrou da importância do trabalho realizado com os bolsistas. Ao perguntar para os músicos da OSESP quantos tinham participado do festival como bolsistas, quase toda a orquestra se levantou. “Eu mesmo estive aqui como bolsista aos 12 anos e a experiência foi de extrema relevância para a minha formação”, finalizou o maestro.

Após o discurso, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP realizou o concerto de abertura, com a execução de um repertório recheado de compositores franceses, seguindo o tema do festival em 2009: o Ano França no Brasil. Sob a regência de Victor Pablo Pérez e com participação da soprano Maria Bayo, a OSESP tocou obras de Bizet, Canteloube, Delibes e Ravel. O concerto contou com transmissão ao vivo da rádio e da TV Cultura. No final, o público aplaudiu a orquestra de pé durante dez minutos.