publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 18 de janeiro de 2017.

jul
24
2008

Campos do Jordão recebe exposição interativa em vagões de trem

por: - Atualizado: 24/07/2008 14:28
Exposição "Interatividade nos Vagões" acontece no último final de semana do inverno em Campos do Jordão.

Exposição Interatividade nos VagõesNeste final de semana acontece em Campos do Jordão a exposição “Interatividade nos Vagões“.

Unindo arte e tecnologia, o projeto foi desenvolvido pelo Instituto Cultural Ponto Pimenta em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura, atraindo cerca de 1.500 pessoas que visitam a cidade nos finais de semana.

A exposição acontece próximo à antiga Estação de Trem Emílio Ribas, onde se encontram uma Maria Fumaça e dois vagões. Nesses vagões foram montadas duas instalações interativas:

[Vi]vendo o Vale do Paraíba e Mesa de Luz, foram criadas pelos artistas César Baio e Walmeri Ribeiro, ambas utilizando a arte e a tecnologia como ferramentas de criação e de integração do público com as manifestações artísticas.

A vídeo-instalação [vi]vendo o Vale do Paraíba, que está em um dos vagões, tem por objetivo relacionar o desenvolvimento urbano com as heranças culturais das cidades, seus lugares e objetos, propondo um passeio pelo histórico e contemporâneo da região.

A instalação trata da fluidez e ambigüidade das relações entre o homem e o espaço. De acordo com a circulação dos visitantes, as imagens projetadas são desconstruídas e reconfiguradas.

No outro vagão está a instalação Mesa de Luz: plataforma de criação coletiva de vídeo. A interação por intermédio da luz permite que o visitante participe da criação coletiva de um vídeo em tempo real. O processo consiste na integração de imagens previamente gravadas e imagens captadas ao vivo pelos participantes.

A mesa que processa a imagem é comandada coletivamente, colocando à disposição procedimentos de criação audiovisual como montagem, aplicação de efeitos e controle de velocidade.

Por aliar arte e tecnologia, permitindo a participação do público na construção das obras, as duas exposições têm atraído um grande número de visitantes. Apenas no último final de semana, cerca de 1.500 pessoas passaram pelas instalações. A entrada é gratuita e as sessões duram em média 10 minutos em cada vagão.

A exposição “Interatividade nos Vagões” acontece nos dias 25, 26 e 27 de julho, das 15h às 18h.