publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 22 de novembro de 2017.

fev
11
2005

Conferência Latino-Americana de Padrões para Programação

por: - Atualizado: 11/02/2005 00:00
A Quinta Conferência Latino-Americana em Linguagens de Padrões para Programação será realizada de 16 a 19 de agosto no Orotour Garden Hotel, em Campos do Jordão. A conferência é chamada de SugarLoafPLoP, em homenagem a um ícone da América do … Continua

A Quinta Conferência Latino-Americana em Linguagens de Padrões para Programação será realizada de 16 a 19 de agosto no Orotour Garden Hotel, em Campos do Jordão. A conferência é chamada de SugarLoafPLoP, em homenagem a um ícone da América do Sul – o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro – onde foi realizada a primeira Conferência em 2001.
O programa do SugarLoafPLoP 2005 conta com tutoriais e palestras convidadas, ministradas por convidados internacionais, além de três seções diferentes com artigos sobre padrões de software:
Writers’ Workshop (WW) – artigos que documentam padrões (padrões de projeto, padrões de processo, padrões de análise, padrões de programação, etc.).
Pattern Applications (PA) – artigos que explorem aplicações de padrões, tanto no mercado quanto no ensino, ferramentas para facilitar o uso de padrões, comparações de produtividade usando padrões, e assim por diante.
Writing Patterns (WP) – artigos de novatos na área de padrões que desejam aprender como melhor elaborar uma idéia que se assemelha bastante a um padrão. Essa seção será uma espécie de tutorial prático sobre a escrita de padrões

Saiba mais sobre os Padrões de Software
Os padrões de software surgiram para facilitar a reutilização de soluções comprovadas para problemas que ocorrem freqüentemente durante o processo de desenvolvimento de software. Eles documentam a essência da solução, de maneira organizada, fazendo com que essa solução possa ser utilizada inúmeras vezes em situações similares. Um padrão estabelece o problema que ele resolve, o contexto no qual este problema ocorre, as influências e restrições que levam a diferentes considerações durante a elaboração da solução, a solução o mais detalhada possível e as conseqüências de uso do padrão. Para que seja um padrão, ele deve apresentar usos conhecidos, que comprovem sua eficácia na resolução do problema.
Com o uso de padrões, melhora-se tanto a produtividade no desenvolvimento, pois soluções prontas são utilizadas, quanto a qualidade, já que soluções comprovadas e testadas possuem menor risco de falhar. Além disso, a comunicação entre desenvolvedores é facilitada, pois falando-se em termos de padrões pode-se elevar o grau de abstração durante a discussão da solução.

Maiores informações sobre o SugarloafPLoP 2005 podem ser obtidas no site do evento:
http://sugarloafplop2005.icmc.usp.br/index_pt.html (Português)
http://sugarloafplop2005.icmc.usp.br/ (Inglês)