publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 24 de setembro de 2017.

maio
17
2005

Confira os Eventos Gastronômicos de Outono Inverno em Campos do Jordão

por: - Atualizado: 17/05/2005 00:00
Considerado o melhor destino de Montanha turístico do Brasilpela sua arquitetura européia, a cidade mais alta do país, localiza-se próximo aos grandes centros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, com acesso rodoviário seguro e fácil. Campos do … Continua

Considerado o melhor destino de Montanha turístico do Brasilpela sua arquitetura européia, a cidade mais alta do país, localiza-se próximo aos grandes centros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, com acesso rodoviário seguro e fácil.

Campos do Jordão é uma excelente opção de destino, onde pode-se desfrutar de belíssimos passeios e românticas paisagens, ar puro e clima ameno, lazer e requinte em ambientes aconchegantes com calefação e lareiras no inverno, terraços panorâmicos com vistas de Araucárias, flores, bosques, fazendas e montanhas.

É o ambiente mais propício para atividades relacionadas aos esportes radicais e ao ecoturismo, além de possuir um centro comercial com boulevards, lojas e ótimos restaurantes, que estão conquistando os paladares mais exigentes com eventos gastronômicos que acontecem o ano inteir. Esses eventos fazem parte do Calendário Anual da Gastronomia da Montanha, promovido pela ASSTUR – Campos do Jordão Associação de Hotelaria e Gastronomia – trazendo novidades e criações imperdíveis elaboradas com produtos produzidos na região, tais como: pinhão, truta, caças, shiitake, frutas silvestres, frios defumados, salsichões e até cerveja, a já conhecida Baden Baden.

OS EVENTOS GASTRONÔMICOS DE OUTONO-INVERNO 2005.

. Festival do Pinhão da Montanha – Acontece de 23 de abril a 12 de junho de 2005

Tombada e hoje protegida pelo perigo de extinção, a Araucária se desenvolve melhor acima dos 1000 metros de altitude e em Campos do Jordão o pinhão, fruto de sua árvore fêmea, é abundante de abril a junho. A exemplo, cada pinheiro produz de 60 a 80 kg de pinhão, o que gera um aumento de renda expressivo para os catadores de pinhão do chão – uma curiosa profissão sazonal desenvolvida na cidade, visando o comércio para fornecimento principalmente aos restaurantes e venda direta ao turista que visita a cidade.

Devido à grande procura e evolução da criação de pratos com o pinhão, o mercado local aperfeiçoou também o seu processo de conservação, o que permite aos restaurantes mante-lo em seus cardápios durante o ano todo, além do período do Festival do Pinhão.

Vale a pena conferir a criatividade dos pratos criados pelos chefs para o evento, que ganha o patrocínio dos Cartões Mastercard e dos Vinhos Morandé, que harmonizam a gastronomia da cidade.

. Roteiro Gastronômico de Inverno da Montanha- de 25 de junho de 2005 a 7 de agosto de 2005

Sob o patrocinío da Mastercard e dos Vinhos chilenos Canata, o Roteiro Gastronômico de Inverno da Montanha valoriza mais do que nunca a “culinária da terra”. Os restaurantes apresentam um roteiro gastronômico seleto, saboroso e requintado com fondues, racletes, massas, caças, carnes e aves especiais que ganham a composição de ingredientes diferenciados a cada ano, com inovações bem elaboradas pelos chefes de cozinha de Campos do Jordão.

Na programação dos dois eventos estarão acontecendo Cursos de Gastronomia e Enologia – abertos à participação do público – na mais nova L’ Ecóle de Gastronomie de Campos do Jordão, em Capivari, que todos os finais de semana estará recebendo conhecidos chefs de cozinha de São Paulo entre eles: Luis Cintra, Douglas Santi, Bayano, Giancarlo Marcheggiane, Silvia Percussi, Marcos Sodré, Fabrice Lenud, Roberto Ravioli, Dinah Danger, Ivo Faria, Felipe Sofieti, Cristian Formon, o enólogo Renato Fraschino e a conhecida jornalista enogastronômica Guta Chaves. As datas, temas dos cursos e detalhes de inscrições podem ser conferidos pelo site http://www.lecoledegastronomie.com.br/

Ao todo são 20 restaurantes principais da cidade, que estarão apresentando os Festivais Gastronômicos do Pinhão e de Inverno em seus cardápios. São eles:

. Baden Baden; Bia Kaffee; Briguitte; Café Spaghetti Maggiori; Campos de Pinhão; Cantina Itália; Confraria do Sabor; Charpentier -Hotel Frontenac; Araucária – Grande Hotel Senac;
. La Gália; Lenz Gourmet; Matterhorn; Restaurante Mercearia Campos, Pesca na Montanha; Rostie House; Ristô Ristorante; Sabor Chocolate; Santiago; Vila Chã; Yakissoba Niji.