publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 16 de janeiro de 2017.

out
20
2010

Congresso de Veterinários de Animais Selvagens teve lançamento Nacional de Livro

por: - Atualizado: 20/10/2010 22:11
Evento contribui no desenvolvimento da especialização no Brasil e America do Sul

Thomas N. Tully Jr., Roberto Fecchio e Gianmarco RojasCerca de 200 veterinários se encontram no Hotel Orotur em Campos do Jordão entre 18 a 22 de outubro, para participar do XIII Congresso e XIX Encontro da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens.

O evento contou com a presença do americano Thomas N. Tully Jr., Professor da Avian Medicine Department of Veterinary Clinical Sciences, que fez o lançamento do seu livro “Clínica de Aves” pela Editora Elsevier, em sua versão traduzida para português.

Referência na medicina de aves selvagens, Tully nos contou que foi uma grande honra ter sido convidado para fazer o lançamento de seu livro no Brasil, pois neste evento os congressistas podem conhecer, participar e desenvolver práticas da veterinária em animais selvagens.

O autor, que passou pelo Brasil em 1992, falou ainda que já conhecia o País pelo seu grande interesse em geografia, além de ter feito contato com colegas, e também deu aulas para alunos brasileiros que buscavam especialização nos Estados Unidos.

Segundo Tully o mundo está ciente da grande riqueza e diversidade que o Brasil possui em relação aos animais Selvagens. Sobre a preservação da vida destas espécies, o especialista falou que não conhece os esforços do Brasil neste sentido, mas afirmou que cada país deveria fazer mais para conservação da vida selvagem. E que seria fácil o mundo exigir, mas não praticar, a preservação. “Os outros países deveriam olhar no espelho, inclusive os Estados Unidos”. Afirmou o americano.

Thomas falou que em conversa com profissionais da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (ABRAVAS), surgiu a idéia internacional de conhecer e valorizar a vida selvagem brasileira. E que existem esforços de muitos jovens profissionais, que estão motivados a se envolverem na veterinária selvagem. Desta forma este evento contribui no desenvolvimento desta especialização no Brasil e America do Sul.

Roberto Fecchio, Presidente da Associação, palestrante, e especialista na odontologia de grandes felinos, afirmou que o evento itinerante está no 13º Congresso e, portanto, já possui tradição na área, dando visibilidade a medicina veterinária de animais selvagens.

Segundo Fecchio, o encontro leva informação para estudantes e demais profissionais. O palestrante disse ainda que realidade atual dos especialistas é muito mais favorável do que há 10 anos atrás, e que há muita demanda de veterinários com esta especialização. “Ainda existe carência de profissionais especializados”. Afirmou.

Sobre o lançamento do livro “Clínica de Aves”, Roberto disse que foi fantástico, pois os veterinários já conheciam a obra do americano na versão em inglês, mas existia a barreira do idioma, que nem todos dominam. E esta versão em língua portuguesa ajudou a disseminar informação de qualidade.

Falando da realização do evento em Campos do Jordão, o Presidente da ABRAVAS falou que Campos é uma cidade muito conhecida, e que supriu as necessidades no aspecto social, garantindo um espaço aconchegante e confortável. E que o evento foi facilitado, pois todas as atividades puderam acontecer no próprio hotel. O congresso teve organização a empresa Campos do Jordão eventos.

Outro palestrante presente foi o peruano Gianmarco Rojas, que elogiou a integração e a troca de informações entre veterinários e estudantes, que querem se especializar em animais selvagens.

Segundo ele os Profissionais estão ganhando muito.  “O trabalho de medicina selvagem é mais complicado, pois precisa de técnicas específicas. Salientou Rojas.

Especialista na veterinária de crocodilos, Gianmarco Rojas afirmou que neste congresso os alunos têm a oportunidade de fazer contato com escritores especialistas no assunto. Desmitificando a idéia do autor ser uma pessoa distante. Desta forma podem ser esclarecidas muitas dúvidas onde, autores como ele, também podem evoluir com idéias e experiências de seus leitores.
Foto: Cristiano Tomaz