publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 19 de novembro de 2017.

set
26
2017

Ecoturismo é a sua dose de adrenalina na serra

por: - Atualizado: 26/09/2017 13:55

Campos do Jordão já é consagrada pelas suas temperaturas amenas e convidativa para um bom descanso, além da sua gastronomia e beleza realmente deslumbrante. Mas, para quem deseja aproveitar os dias na serra para se aventurar e sentir um pouco de adrenalina nas veias, a cidade oferece algumas opções de modalidade que farão os visitantes suarem a camisa, mas conhecer Campos do Jordão sob nova perspectiva.

ARVORISMO: Para os que não se contentam em ficar com os pés no chão, por que não fazer uma aventura sobre a copa das árvores? – Essa é a proposta do arborismo ou arvorismo, que leva os aventureiros a percorrer trilhas suspensas. Para isso, o percurso conta com escadas de madeira ou cordas, pontes de madeiras, falsa baiana, bondinhos e trenó que permitem uma diversão única e, que sempre termina com uma descida em tirolesa. Todo esse percurso permite uma visão inédita e uma vivência com a natureza de uma forma inesquecível.

MOUNTAIN BIKE: para os que desejam dar uma boa pedalada em Campos do Jordão, mas saindo das rotas convencionais, as opções são variadas. Essa aventura pode ser feita com ou sem o acompanhamento de um guia da região (que podem ser solicitados nas empresas de turismo de aventura local).

TREKKING: para aqueles que gostam de desbravar uma boa trilha, se embrenhar na mata e descobrir belas paisagens, Campos do Jordão tem boas opções que podem acontecer mesmo dentro do Horto Florestal (Trilha da Cachoeira, Trilha do Sapucaí ou Trilha do Timoni), ou em trilhas como a Trilha do Sertão dos Moreiras, que se estende desde o Pico do Itapeva até o Horto Florestal (Parque Estadual de Campos do Jordão), passando por belos mirantes naturais e todas as variedades de vegetação que compõem as belezas naturais de Campos do Jordão, inclusive os campos de altitude que deram origem ao nome da cidade.

MONTANHISMO: a prática de desbravar montanhas em escaladas e práticas de rapel, também é uma ótima sugestão para explorar Campos do Jordão e região, como a Pedra do Baú (Santo Bento do Sapucaí), um complexo formado por três rochas: a Pedra do Baú (1.950 metros de altitude); O Bauzinho (1.760 metros) e a Ana Chata (1.670 metros). Para desbravar é preciso do acompanhamento de monitores e equipamentos específicos para a prática com segurança.

OFF-ROAD: Os passeios que saem um pouco da rota trivial, mas que levam os aventureiros a lugares realmente deslumbrantes e que no percurso mostra por que essa prática gera tanta expectativas e adrenalina. Na cidade há off road com jipes e também de quadriciclos que levam a trilhas e percursos, que em época de chuva, deixa ainda mais eletrizante com a presença de barro. Mas todas as atividades contam com a presença de guias que orientam os participantes desde a saída das agências até o ponto estabelecido para ser conhecido.

Cuide-se:

Para uma boa prática de ecoturismo:

– esteja com roupas e calçados adequados;

– use protetor solar e repelente, visto que alguns pontos há contato com áreas de vegetação e há presença de insetos;

– evite perfumes com fragrâncias florais ou adocicados que possam atrair insetos;

– antes de qualquer atividade alimentação e hidratação correta e durante o percurso (inclusive de atividades de longa duração);

– não consuma previamente bebidas alcóolicas;

– procure orientações prévias sobre a atividade e o percurso a ser explorado e nunca se aventure por áreas que desconheça ou sem o acompanhamento de um guia local.