publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 29 de março de 2017.

ago
04
2008

Espetáculo Teares da Memória Sonora acontece no Auditório

por: - Atualizado: 04/08/2008 17:38
Teares da Memória Sonora mostra uma proposta de relação entre vídeo, música instrumental e música eletroacústica, onde sons e imagens propõem uma narrativa de um dia de trabalho na fábrica, desde o amanhecer e ligar das máquinas, passando pelo movimento incessante, até o fim da jornada.

Teares da Memória SonoraO Auditório Cláudio Santoro recebe dia 29 de agosto um espetáculo que propõe uma viagem auditiva e visual.

Utilizando materiais extraídos de fábricas de tecelagem, o espetáculo “Teares da Memória Sonora” mostra uma proposta de relação entre vídeo, música instrumental e música eletroacústica.

Onde sons e imagens propõem uma narrativa de um dia de trabalho na fábrica, desde o amanhecer e ligar das máquinas, passando pelo movimento incessante, até o fim da jornada.

Os artistas buscaram inspiração nas lembranças de infância, por terem crescido ouvindo apitos e sons de tear. Assim conseguiram ver a tecelagem com outros olhos, vislumbrando imagens sonhadas em momentos de contemplação e buscando um espaço perdido na imaginação.

Neste espetáculo tanto a música quanto o vídeo transitam entre a pesquisa da arte contemporânea e as lembranças desse e espaço vivido na infância pelos criadores. Texturas sonoras e visuais se misturam suscitando no espectador uma experiência estética original e onírica.

A idéia é fundamentada na tradição centenária do pólo da indústria têxtil da região de Americana. Juntamente com tecelagem e seu ambiente de fabricação, com as mais variadas relações poéticas e formais que incita.

Servindo de fundamento para a criação e a apresentação das obras dos compositores envolvidos, que exploram a sonoridades dos teares gravados in loco, a transformação dos sons do piano, com suas cordas usadas como metáfora para o tear e a transformação em tempo real do som.

O projeto recebeu o prêmio PAC da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, para poder circular pelo interior do Estado.

O espetáculo “Teares da Memória Sonora” acontece dia 29 de agosto, sexta, no Auditório Cláudio Santoro.

Entrada Franca

A NetCampos apoia este evento.