publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 14 de dezembro de 2017.

abr
23
2010

Exposição no Palácio Boa Vista: Colecionar, um modo de conhecer o mundo

por: - Atualizado: 23/04/2010 11:00
O Palácio Boa Vista receberá a exposição do acervo dos palácios paulistas entre 14 de maio e 27 de junho

Palacio Boa VistaUma mostra, denominada “Colecionar, um modo de conhecer o mundo”, que reúne peças do mobiliário e parte de coleções particulares dos palácios do governo paulista estarão em exposição no Palácio Boa Vista de Campos do Jordão entre os dias 14 de maio a 27 de junho.

Dentre as peças que serão exibidas estão: um baú-cofre datado do século XVIII, canastras do século XX, um contador do século XVII, arcas dos séculos XVIII e XIX, além de artefatos dos séculos XIX e XX, em metal e pedrarias como, por exemplo, anéis, colares, coroas, brincos, broches e vestuários de 25 países.

O acervo etnográfico da colecionadora e pesquisadora Thereza Collor que estarão expostos, foram trazidos do norte da África, sudeste da Ásia, Indonésia, Índia e Oriente Médio, sendo que grande parte das peças que estarão a mostra são originárias de lugares como Afeganistão, Paquistão, Sulanato de Oman, Sumatra, Nepal, Sudão, Turcomenistão, Yomud, Uzbequistão, Yemen, Etiópia, Argélia, Arábia Saudita, Butão, Tibet, Cashimira, Egito, Irã, Kazaquistão,Adorno de pescoço - seculo XX Marrocos, Mongólia, Nepal, Palestina e outros.

Segundo a cultura das civilizações da época, os adereços simbolizavam o status que cada um representava dentro dos grupos étnicos, sendo na religião ou na morte. Como exemplo, podemos citar os braceletes e pulseiras de tornozelos que significavam a formalização de um compromisso. Já as coroas, colares, cinturões e outros adereços davam a conotação da hierarquia dentro dos grupos.

A exposição incluirá também, por meio do seu programa educativo, uma mostra temporária que contará com coleções de peças dos moradores de Campos do Jordão e região. A primeira a usar o espaço para expor sua coleção será Vera Maria Trassi, professora da Escola Monsenhor José Vita, que há mais de 40 anos coleciona Cartões Postais.

 Assim como Trassi, as pessoas que tiverem interesse em participar e expor suas coleções particulares, as inscrições poderão ser feitas no próprio Palácio Boa Vista, localizado na Avenida Dr. Adhemar de Barros, 3001 – Alto da Boa Vista.

Entrada
R$ 5,00 (inteira)
R$ 2,50 ( pessoas acima de 60 anos e estudantes)

Horário de Funcionamento
Quarta a domingo das 10:00 às 17:00 horas

Mais informações
(12) 3662-1122