publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 22 de agosto de 2017.

maio
05
2011

Exposição reúne obras de grandes artistas no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão

por: - Atualizado: 05/05/2011 10:01
Exposição em homenagem ao artista Vicente do Rego Monteiro e o Modernismo

'Obra:Durante o mês de maio, especificamente até o dia 26, o Palácio Boa Vista acolhe a exposição denominada “Torneio Plástico – Vicente do Rego Monteiro e os Modernistas”, que reúne 31 obras de grandes artistas da época marcada pelo conjunto de movimentos culturais que repercutiram no cenário artístico e na sociedade, sobretudo no campo da literatura e das artes plásticas.

Para a curadora do Acervo dos Palácios, Ana Cristina Carvalho, o Modernismo foi um dos movimentos artísticos de grande importância. ” As obras do artista revelam algumas das questões abordadas pela estética, como a integração de culturas, o debate entre as vivências do ateliê europeu e a realidade dos temas brasileiros, a discussão entre o arcaico e o moderno, os materiais da terra, as temáticas religiosas e a figura feminina, reunindo obras geometrizadas e depuradas pelo Cubismo”, diz Ana Cristina.

Entre telas e esculturas, a exposição obras dos artistas Lasar Segall, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Paulo Rossi Ozir, Fúlvio Pennacchi, Cícero Dias, Tarsila do Amaral, John Graz, Antonio Gomide, Flávio de Carvalho, Ernesto de Fiori, Aldo Bonadei, Ismael Nery, Sérgio Milliet e Di Cavalcanti.

O homenageado desta mostra foi um artista de múltiplos talentos, nascido em Recife no ano de 1899. Vicente do Rego Monteiro era pintor, desenhista, escultor, professor e poeta, e iniciou seus estudos artísticos na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Na França, freqüentou a Académie Colarossi, a Académie Julien e a La Grande Chaumière, onde completou seus estudos.

Suas pinturas são caracterizadas pela sinuosidade e sensualidade, que nos reportam a um clima místico e metafísico, devido a serenidade nas cores e contrastes. Outra temática freqüente em suas telas é a religião, chegando a pintar cenas do Novo Testamento que se aproximavam da escultura, por causa da densidade e volume. Para essa mostra, o público poderá conferir quatro telas em óleo “O Tênis”(1928), “Nu com Bola Vermelha”(1927), “Maternidade Indígena”(1924), e “Natureza Morta”(1969), pertencentes ao Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo.

Serviço

Exposição: “Torneio Plástico – Vicente do Rego Monteiro e os Modernistas”

Local: Palácio Boa Vista
Avenida Dr. Adhemar de Barros, 3001 – Alto da Boa Vista

Entrada
R$ 5,00 (inteira)
R$ 2,50 ( pessoas acima de 60 anos e estudantes)

Horário de Funcionamento
Quarta a domingo das 10:00 às 17:00 horas

Mais informações
(12) 3662-1122