publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 18 de julho de 2018.

jul
05
2018

Festa da Cerejeira é uma das atrações do inverno jordanense

por: - Atualizado: 05/07/2018 12:58

Um dos destaques da estação fria em Campos do Jordão é a tradicional da Festa da Cerejeira em Flor, que se inicia no dia 21 de julho e irá até 12de agosto, sempre aos finais de semana.

Em 2018, a Festa brinda a sua 50ª edição, além de se tornar um dos patrimônios imateriais de Campos do Jordão, mostrando a importância cultural e histórica, inclusive turística, à estância.

A Festa da Cerejeira é inspirada no hanami, uma manifestação japonesa que contempla as flores da Sakura (cerejeiras), flor símbolo de mudanças para o povo nipônico, além de ter valor mitológico e de superação e doação dos antigos samurais.

Em Campos do Jordão, a florada tem seu apogeu nos meses de julho e agosto e, pela delicadeza das suas flores, elas têm durabilidade de seu esplendor em poucos dias, deixando o cenário ainda mais interessante.

Para os que vierem aproveitar os dias festivos, poderão saborear deliciosas típicas, passear por um jardim das cerejeiras, aproveitar para fotografar esse cenário que transmite paz e um ar de mistérios; além de uma programação cultural com apresentações de músicas típicas, instrumentais, danças típicas e de grupos de dança local; rituais do chá que também é um dos destaques em cada edição.

Para os que gostam de levar uma boa lembrança, ainda há espaços para os artesanatos, malhas, doces e até games eletrônicos e interessantes gadgets japoneses.

A Festa da Cerejeira em Flor também valor assistencial, já que a renda é revertida à Casa de Repouso Sakura Home, que atende até 40 pessoas, podendo ser por longa permanência.

História das Cerejeiras em Campos do Jordão:

As primeiras mudas de cerejeira chegaram à cidade em 1936, com a criação do Sanatório Dojinkai, mas foi em 1937, que colonos japoneses moradores do Lajeado começaram a cultivar três tipos de cerejeira, que se adaptaram ao solo da Mantiqueira. Em 1967, o Palácio Boa Vista ganhou um jardim com 500 mudas de cerejeiras do tipo Some Yoshino, vindas diretas do Japão. E com as proximidades de sua florada, japoneses e descendentes de várias regiões do estado vinham a Campos do Jordão para conferir o espetáculo da natureza, já que a cidade é a única que essas plantas florescem efetivamente. Com o crescente número de visitantes, surgiu o interesse de promover um evento que ressaltasse a beleza e a importância da planta para os japoneses. As primeiras festas foram realizadas na Cogumelândia, na Vila Jaguaribe, então propriedade de Mário Utyiama. Posteriormente o evento foi transferido para o Bosque São Francisco Xavier, localização atual da festa, onde as cerejeiras floresciam em abundância. Em 05 de outubro de 1965, o então prefeito em exercício, Arakaki Masakazu, sancionou a Lei da Câmara Municipal instituído a Festa da Cerejeira em Flor em Campos do Jordão

Serviço:

Festa da Cerejeira em Flor

Dias: 21, 22, 28, 29 de julho e 4, 5, 11 e 12 de agosto de 2018

Horário: das 9h às 16h

Endereço: Av. Tassaburo Yamaguchi, 2173 – Vila Albertina

Ingresso: R$ 18,00 (inteira). Estudantes e idosos pagam meia entrada.

Crianças até 6 anos de idade e pessoas com necessidades especiais e cadeirantes não pagam.

Informações: (12) 3662-2911