publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 20 de outubro de 2017.

jul
31
2009

Festa da Cerejeira em Flor em mais uma edição sobre a cultura milenar

por: - Atualizado: 31/07/2009 14:48
Em sua 41.a edição, Campos do Jordão traz a Festa da Cerejeira em Flor com muita dança, música e gastronomia japonesa à todos que buscam conhecer essa cultura milenar.

Parque da CerejeiraEm sua 41a edição, Campos do Jordão traz a Festa da Cerejeira em Flor no mês de agosto. A festa une a dança folclórica, música e a gastronomia japonesa para que todos tenham acesso a essa cultura milenar.

Na cultura japonesa, a flor de cerejeira (Sakura) é considerada símbolo do Japão, e cultuada como a própria bandeira ou hino nacional. Segundo a lenda, Sakura vem da princesa Konohana Sakuya Hime que teria caído do céu nas proximidades do Monte Fuji, e na queda teria se transformado nesta bela flor. Acredita-se também que esta simbologia teve origem na cultura do arroz,  alimento básico considerado pelos japoneses uma dádiva divina, pois Kura significa depósito onde se guardava o arroz.

No Japão em todas as cidades há uma associação de cerejeiras,  onde normalmente o prefeito é o presidente, o que torna a florada um acontecimento nacional. Nesta época, a Nihon Sakura No Kai, considerada a Federação das Cerejeiras, patrocina uma reunião nacional com os presidentes das associações e apresentam as rainhas de cerejeira de várias cidades japonesas.

Com a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil em 1908, trouxeram milhares de mudas de várias espécies com o objetivo de amenizar a saudade do país e manter os costumes. 

Especificamente em Campos do Jordão, a tradição da Cerejeira em Flor é uma grande festa que acontece no Recanto de Repouso Sakura Home, e movimenta uma média de 500 pessoas, entre elas grupos folclóricos e membros da colônia na organização do evento.

O parque recebe diversas colônias que chegam de toda parte do Brasil e visitantes ocidentais que buscam conhecer as tradições, cultura e principalmente a gastronomia da terra do sol nascente.

A florada que acontece anualmente no Parque das Cerejeiras da cidade, encanta os olhos de seus visitantes com o colorido de suas frondosas árvores, e se misturam a vegetação da Serra da Mantiqueira, o que torna o cenário ainda mais maravilhoso.

A Festa da Cerejeira em Flor, localizado na Vila Albertina, terá início neste sábado, 01 de agosto, e estende-se aos dias 2, 8, 9, 15 e 16. Venha participar desta festa, conhecer o artesanato, as danças típicas, a cultura, a gastronomia, e é claro, apreciar as lindas flores das cerejeiras que tanto fascina o oriente. A entrada é franca.

Mais informações
(12) 3662-2911