publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 19 de junho de 2018.

fev
21
2018

Festas locais poderão torna-se patrimônio imaterial

por: - Atualizado: 21/02/2018 17:41

Festas da Cerejeira em Flor e do Pinhão, festividades tradicionais de Campos do Jordão, podem se tornar patrimônio imaterial da cidade. O processo de tombamento foi solicitado pela Secretaria Municipal de Cultural por meio do Instituto do Patrimônio Histórico – IPHAC, que vem ao encontro das ações realizadas pela Prefeitura do município em revitalizar e valorizar as manifestações culturais e populares locais.

A Festa da Cerejeira em Flor, que ocorre entre meados de julho e agosto, quando há a florada das cerejeiras, deixando a cidade ainda mais deslumbrante, a Festa remete ao hanami, festividade japonesa que brinda a cerejeira que é um dos símbolos culturais. O evento resgate as tradições dos povos japoneses, terra de origem dessas plantas, buscando trazer a cultura milenar da Terra do Sol Nascente às novas gerações através das danças, culinária, artesanatos, música e demais manifestações artístico-culturais. No ano de 2018, a Festa chega a sua 50ª edição unindo e cultura e ação social, visto que a renda é revertida ao Sanatório Sakura Home que atende descendentes idosos que precisam de cuidados prolongados ou permanentes.

A Festa do Pinhão brinda a semente da árvore-símbolo de Campos do Jordão, a araucária (Araucária angustifólia). O evento iniciado através do Lions Club, em 1961, hoje é organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Campos do Jordão, trazendo manifestações culturais locais, como música, danças e também a gastronomia que ganha grande destaque através de receitas doces, salgadas e inovações que podem ser saboreadas pelos visitantes. Durante o evento um concurso culinário premia chefes locais e amadores em receitas surpreendentes.

Visto que patrimônio imaterial são manifestações culturais não palpáveis como celebrações, saberes, ofícios, expressões cênicas, musicais, que são transmitidas de geração e geração, buscando garantir o sentimento de identidade, valores a ancestralidade e de continuidade, promovendo, assim, o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana

Com o tombamento, a Prefeitura de Campos do Jordão reconhece a importância histórico-cultural que essas festividades possuem e contribuem para a perpetuação da cultura local, além de preservar, para a posteridade e fomentando a sua continuidade.

Calendário:

Festa do Pinhão: 20/04 a 01/01 – Praça de Vila Capivari

Festa da Cerejeira em Flor: 21, 22, 28, 29/07; 04, 05, 11 e 12/08 – Parque das  Cerejeira