publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 9 de dezembro de 2018.

abr
06
2018

Ficção científica é tema de festival no Cineclube Araucária

por: - Atualizado: 06/04/2018 15:36

Dando continuidade a programação de sessões de cinema no Espaço Cultural Dr. Além (antigo Cine Glória), em Campos do Jordão, o Cineclube Araucária, prestigia no mês de abril, as obras de ficção científica de grande exponencial na sétima arte.

A programação que acontece nos dias 19 a 22 de abril, exibirá os filmes Planeta dos Macacos: A Origem; 2001 – Uma Odisseia no Espaço; Duna de Jodorowsky; Avatar e na sessão infantil Wall-E.

Abrindo o festival, dia 19/04, às 19h 30, o público assistirá Planeta dos Macacos: A Origem (EUA/ UK; 2011 – 105min). O filme conta a história de Will Rodman, um cientista que busca um medicamento para a cura do Alzheimer, no entanto um dos chimpanzés acaba escapando e gerando uma confusão que suspende os estudos. Porém, Will leva algumas doses do medicamento na qual aplica em seu pai, Charles, portador da doença, que demonstra resultados positivos, porém com o longo dos anos vai perdendo o efeito. Ao mesmo tempo que o filhote, chamado César, também tem é cobaia do experimento demonstra uma boa evolução e, ao passar do tempo cria uma afetividade pela família, tanto que ao defender Charles de um vizinho, acaba sendo enjaulado em um centro para símios, criando em si uma revolta por não entender as próprias relações humanas. O filme tem a direção de Rupert Wyatt, traz no elenco James Franco, Freida Pinto, John Lithgow, Brian Cox, Tom Felton, Andy Serkis, David Hewlett, Tyler Labine. A classificação etária é Livre.

Na sexta-feira, às 19h 30. será a vez de um dos clássicos da ficção científica A Origem; 2001 – Uma Odisseia no Espaço (EUA/ UK; 1968-152 min). No começo do século XXI, uma tripulação liderada pelos experientes astronautas David Bowman e Frank Poole é enviada a Júpiter, a bordo de Discovery, para investigar um monólito negro que pode ter influenciado as vidas na Terra. No entanto, a aeronave é comandada pelo computador HAL 9000, que acaba entrando em pane e tenta eliminar cada tripulante e assumir o controle da Discovery. O filme conta om elenco Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester, Leonard Rossiter Margaret Tyzack, Robert Beatty,Daniel Richter e Alan Gifford, sob a direção de Stanley Kubrick. A classificação etária é Livre.

No sábado (21/04), o público poderá conferir o documentário Duna de Jorodowsky (França/EUA; 2013 – 85 min), que traz os bastidores do projeto cinematográfico da adaptação para o cinema do romance de ficção científica de “Duna” por Alejandro Jodorowsky em 1970, na qual estrelariam a obra nomes como David Carradine, Mick Jagger e Orson Welles, e que seria parecida com “uma viagem de LSD”. O filme com direção de Frank Pavich, traz depoimentos de Alejandro Jodorowsky, Michel Seydoux, H.R. Giger, Brontis Jodorowsky, Richard Stanley, Nicolas Winding Refn e Dan O’Bannon. A exibição será às 19h 30, com classificação etária Livre.

A tarde de domingo, na sessão infantil o público poderá conferir a animação Wall-E (EUA, 2008 – 98 min). Em tempos futuros, a Terra estará tomada por lixo e gases tóxico, ficando apenas robôs que irão entulhar estes detritos que serão compactados e armazenados um sobre o outro em extensões de tamanho arranha-céus, enquanto os humanos ficam em uma super aeronave a espera desta limpeza. Após alguns anos, resta apenas Wall-E, um robô que se auto-conserta com peças que encontra pelo caminho, além de colecionar objetos que o atraem depois do seu dia de expediente, porém uma nave traz um novo robô, a Eva, por quem Wall-E acaba criando uma certa afetividade e, grandes aventuras este robozinho viverá. O filme tem direção de Andrew Staton. A exibição será às 15h, com classificação etária Livre.

Fechando a programação, às 18h, será exibido Avatar (EUA/ UK, 2009 – 158 min). Um dos grandes recordistas de bilheteria, o filme traz a história de Jake Sully, um ex-militar combatente que fica paraplégico e acaba assumindo o lugar do seu irmão gêmeo no programa Avatar, em Na’Vi, uma lua extraterrestre, onde humanoides Na’Vi vivem em total harmonia com seu ambiente, mas para os humanos aquele novo espaço há um interesse de desbravamento e exploração de minérios preciosos. Porém, como os humanos não estão acostumados a esta atmosfera, são elaborados avatares que são comandados pelo pensamento e, neste novo corpo, o ex-militar volta à ativa e acaba conhecendo Neytiri, que será a sua tutora nessa empreitada e descobrir as belezas de um novo mundo. O filme tem a direção de James Cameron, no elenco nomes como Sam Worthington; Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Michelle Rodriguez, Giovanni Ribisi, Joel David Moore e Wes Studi. Classificação indicativa é 10 anos

Festival Ficção Científica é uma realização do Cineclube Araucária com apoio da Prefeitura de Campos do Jordão, Natureza Maluca, Arco-íris Papelaria e do Campos do Jordão Convention & Visitors Bureau.

SERVIÇO:

Festival Ficção Científica

Local: Espaço Cultural Dr. Além – Av. Frei Orestes Girardi, 1582 – Abernéssia

Entrada: franca.

Informações: pelo telefone (12) 3664-2300.