publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 27 de março de 2017.

out
10
2007

Governo Anúncia recuperação de vicinais na Região do Vale do Paraíba

por: - Atualizado: 10/10/2007 01:16
O governador José Serra anunciou nesta segunda, 8 de outubro, a segunda fase do programa de recuperação de estradas municipais do Estado de São Paulo. O investimento é de R$ 556 milhões, entre recursos do Estado, financiamento externo e, em alguns casos, com a participação das Prefeituras e da iniciativa privada. As obras devem ser iniciadas em 2008 e finalizadas até 2009.

O governador José Serra anunciou nesta segunda, 8 de outubro, a segunda fase do programa de recuperação de estradas municipais do Estado de São Paulo. O investimento é de R$ 556 milhões, entre recursos do Estado, financiamento externo e, em alguns casos, com a participação das Prefeituras e da iniciativa privada. As obras devem ser iniciadas em 2008 e finalizadas até 2009.

Nesta etapa, mais 2.398 quilômetros de estradas vicinais vão receber nova pavimentação e, pela primeira vez, sinalização de segurança. Alguns trechos serão inteiramente refeitos em sua drenagem e acostamentos.

Somados aos 2.117 quilômetros de vicinais cujas obras já estão sendo iniciadas neste ano, o Pró-Vicinais – Programa Estadual de Recuperação de Vicinais vai melhorar as condições de circulação e segurança em quase cinco mil quilômetros de estradas, equivalente a um percurso de ida e volta de São Paulo a Maceió.

Lançado em junho de 2007, o programa do governo paulista já incluiu trechos viários de 60% dos municípios do Estado. O Pró-Vicinais prevê a recuperação total dos 13 mil quilômetros da primeira rede de vicinais pavimentadas dos municípios.

“Transporte no interior de São Paulo, começando pelas vicinais, é prioridade”, explica o governador paulista. “São estradas da produção, do desenvolvimento, do emprego e para o conforto das famílias que podem se deslocar com mais segurança”, acrescenta Serra que, como Secretário do Planejamento, planejou e viabilizou o programa de construção dessas primeiras vicinais pavimentadas no governo Franco Montoro nos anos 80. Depois de sua criação, não houve praticamente nenhuma ação de recuperação dessa importante malha viária municipal.

Nesta segunda fase do Pró-Vicinais vão ser atendidos 37 municípios na região de São José do Rio Preto; 21 nas imediações de Araçatuba, 37 nas regiões de Campinas, Sorocaba, Itapetininga, 21 em Marília e Assis, 19 nas regiões de Bauru, 13 em Araraquara e São Carlos; 21 na região de Presidente Prudente, 12 na região de Rio Claro, 9 na região de Barretos, 11 na Grande São Paulo, 13 na região do Vale do Paraíba, 16 na região de Ribeirão Preto e 5 em Cubatão.

A seleção das estradas, feita pela Secretaria de Estado dos Transportes em conjunto com as Prefeituras, foi baseada em critérios técnicos. Foram consideradas questões como a interligação entre as vicinais e malha rodoviária, competitividade, desenvolvimento, redução de custos para o transporte e incentivo à economia.

A recuperação dessas estradas vai beneficiar milhões de pessoas dessas regiões com uma melhor ligação dos núcleos rurais aos serviços de saúde, educação e lazer. A segurança no transporte de pessoas e cargas é um dos principais benefícios do programa.

DR. 6 – Taubaté
Município Estrada Vicinal KM
Campos do Jordão Campos do Jordão/ Pico do Itapeva 11,0
Caraguatatuba Estrada do Jaraguá (Caraguatatuba)/ São Sebastião (SP-055) 5,0
Guaratinguetá Divisa Potim/ Guaratinguetá 3,0
Jacareí Divisa Jambeiro/ Avibrás (Estrada do Viradouro) 2,3
Jambeiro Divisa Jambeiro/ Avibrás (Estrada do Viradouro) 2,7
Monteiro Lobato Distrito são Francisco Xavier/ Monteiro Lobato 8,0
Paraibuna Bairro Chororão/ Bairro Itapeva 8,0
Potim Divisa Potim/ Guaratinguetá 3,0
Roseira Vicinal Pedro Galvão (Roseira)/ Roseria Velha 4,5
São José dos Campos Distrito são Francisco Xavier/ Monteiro Lobato 12,0
São Sebastião Estrada do Jaraguá (Caraguatatuba)/ São Sebastião (SP-055) 5,0
Taubaté BR-116/ Bairro do Barreiro 9,0
Ubatuba UBT-280 (SP-055)/ Sertão da Quina 6,0
Ubatuba SP-055/ Corcovado 5,5
Subtotal: 85,0