publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 20 de agosto de 2017.

maio
20
2005

Governo do Estado faz mutirão de coleta para exame de DNA em Taubaté

por: - Atualizado: 20/05/2005 00:00
A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Secretaria da Saúde dão continuidade ao processo de descentralização da coleta para os examesde investigação de paternidade. Nos dias 21 e 22 de maio, o Instituto deMedicina Social e … Continua

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Secretaria da Saúde dão continuidade ao processo de descentralização da coleta para os examesde investigação de paternidade. Nos dias 21 e 22 de maio, o Instituto deMedicina Social e de Criminologia (Imesc), órgão vinculado à Secretariada Justiça, atenderá 640 famílias em cada dia de mutirão, na cidade de Taubaté.

O projeto de descentralização, iniciado em Campinas no mês de março, jáatendeu 1420 famílias. Somente no último fim de semana, em Sorocabacompareceram 820 famílias. Isso reduziu o tempo de espera para arealização dos exames e obtenção dos laudos, hoje estimado em nove meses.Um dos principais motivos dessa demora é a abstenção das famílias nos dias marcados para coleta de sangue.

Muitas vezes, os custos da viagem e a distância da sede do Imesc,localizado na capital, dificulta a vinda dos intimidados. Com isso, umanova data precisa ser marcada, o que paralisa o processo e gera atraso noatendimento. Além de reduzir o tempo de espera, os mutirões no interiorvão beneficiar, principalmente, moradores do interior do Estado de baixarenda.

Esforço conjunto

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Imesc, seráresponsável pelo material utilizado e pelo transporte das amostras. Oinstituto fará, então, as análises e emitirá laudos conclusivos. Paraessa quarta etapa serão disponibilizados pelo instituto 1300 cartões decoleta e 6000 agulhas descartáveis.

A Secretaria da Saúde disponibilizará os funcionários e locais para arealização das coletas em cada cidade.

Outros municípios também serão beneficiados. A partir de junho, ascidades de Santos, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto,Araçatuba, Presidente Prudente, Marília e Araraquara receberão mutirõespara coleta de sangue. O Imesc dará prioridade às localidades com maiornúmero de pessoas aguardando para realizar o exame.

O que é o Imesc?

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia é um dos maiores centrosde investigação de paternidade do mundo. Seu Núcleo de PeríciasLaboratoriais tem capacidade para fornecer 4,5 mil laudos mensalmente.Atualmente atende aproximadamente 2 mil famílias ao mês.

O Instituto também tem por atribuição realizar exames de personalidade ede capacidade profissional, perícias de investigação maternidade eespólio por vínculo genético (DNA), bem como elaborar os laudos deperícias requisitadas pelas autoridades competentes

Serviço:
Evento: Mutirão de coleta de DNA em Taubaté
Data: 21 e 22 de maio (sábado e domingo)
Local: DIR XXIV – Postão. Rua Alcaide Mor de Camargo, 100 – Jd. Russi
Horário: 8 às 17 horas