publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 15 de outubro de 2018.

jan
03
2018

Horto Florestal oferece programação especial de verão

por: - Atualizado: 03/01/2018 19:22

Para quem desejar aproveitar as temperaturas amenas neste verão, além de conhecer um dos cenários mais visitados de Campos do Jordão, o Horto Florestal oferece aos seus visitantes neste mês de férias uma programação especial.

Além dos atrativos naturais que podem ser aproveitados através das trilhas autoguiadas ou monitoradas. (Veja abaixo). Neste verão os visitantes, podem conferir duas exposições: “Resgate Histórico e Cultural do Horto” e “Limpeza das Águas”.

Na exposição Resgate Histórico e Cultural do Horto, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre o primeiro parque estadual do Estado de São Paulo através do acervo de memórias com fotografias, objetos, bibliografias e depoimentos registrados que trazem histórias através da voz de ex-funcionários, funcionários, vizinhos ao parque.  Durante a mostra também há uma homenagem ao pesquisador cientifico Waldir Joel de Andrade, do Instituto Florestal e pessoa muito importante no contexto da gestão das áreas protegidas no Estado de São Paulo e, principalmente na Serra da Mantiqueira. O resultado desta exposição resultou em um livreto que também está disponível no Centro de Visitantes do Parque.  Resgate Histórico e Cultural do Horto contempla o Centro de Visitantes, o Centro de Exposições e o concretado externo próximo a Ducha da Juventude, onde se encontram alguns maquinários históricos do PECJ.

Já a exposição “Limpeza das Águas” busca apresentar através de fotografias, mostra de exemplos de reutilização, vídeos, maquetes, simulador de cobertura de solo como está a situação do Rio Sapucaí, que percorre área do Parque, trazendo aos visitantes uma reflexão de como a sociedade tem se relacionado com ele, bem como os demais passivos ambientais que causam prejuízo as suas águas e seus consequentes efeitos, inclusive ao Parque.

A proposta é planejada para conscientizar sobre o tema da conservação do Rio Sapucaí-Guaçú, a valorização do seu ecossistema e a recuperação do seu equilíbrio ambiental, como atingir o entendimento sobre três vertentes: a educação, informação e comunicação.A exposição está localizada no Espaço Araucária do Horto Florestal.

Aproveite as trilhas:

1- Trilha das 4 Pontes (Fácil – autoguiada): 1 km, margeia o rio Sapucaí e o  atravessa quatro vezes por quatro pontes, sendo duas pênseis, esta é indicada para crianças.

2- Trilha da Cachoeira (Fácil – autoguiada):4,6 km, caminho agradável, por entre matas e cenários variados do Parque, terminando na Cachoeira do Galharada.

3- Trilha do Rio Sapucaí (Média – autoguiada):2,6 km, em seu trajeto o visitante encontra araucárias centenárias e avista campos de altitude e as corredeiras do rio Sapucaí.

4- Trilha dos Campos (Média – autoguiada): 3 km atravessa áreas de mata nativa preservada, campos de altitude e de reflorestamento de coníferas.

5- Trilha da Celestina (Difícil-monitorada): 8,5 km, longa trilha que se aproxima das áreas mais elevadas do Parque, atingindo a altitude de 1.905 m. Só pode ser percorrida com acompanhamento dos monitores do Parque. – grupo com até 15 pessoas

O Parque Estadual Campos do Jordão fica na Av. Pedro Paulo, s/ nº. – Horto Florestal – Maiores informações pelos telefones 12)3663-1977/3663-3762/3663-3804 ou envie um e-mail para [email protected]