publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 19 de janeiro de 2017.

ago
08
2006

Igrejas e mosteiros compõem roteiro religioso de Campos

por: - Atualizado: 08/08/2006 11:33
Conhecida pela badalação, belos pontos turísticos e boa gastronomia, Campos do Jordão também oferece um roteiro de fé para os turistas que não deixam os momentos religiosos de lado durante o passeio. As mais conhecidas são a Igreja São Benedito, a Igreja Matriz de Santa Terezinha e o Mosteiro São João, na Vila Abernéssia.

Além de badalação, frio e boa gastronomia, templos atraem turistas que visitam a cidade

Conhecida pela badalação, belos pontos turísticos e boa gastronomia, Campos do Jordão também oferece um roteiro de fé para os turistas que não deixam os momentos religiosos de lado durante o passeio. As mais conhecidas são a Igreja São Benedito, a Igreja Matriz de Santa Terezinha e o Mosteiro São João, na Vila Abernéssia.

Localizada nas proximidades da praça Capivari, a Igreja São Benedito possui uma bela decoração sacra, conservando a originalidade arquitetônica do local. A Igreja Santa Terezinha já funcionou como convento dos Franciscanos e atualmente é o local de realização das principais festas religiosas da cidade, além de ser o templo da padroeira de Campos do Jordão.

Outra opção no roteiro de fé é a Igreja Nossa Senhora da Saúde, no alto da Vila Jaguaribe. A moderna arquitetura do local possui uma grande tela do pintor Camargo Freire no fundo do altar, inspirada no nome do templo religioso.

Para a assistente administrativa Ana Eli Battiato, 52 anos, de São Paulo, as igrejas não podem ficar de fora do roteiro turístico da cidade. “É importante incluir os momentos de fé também quando estamos passeando”, afirmou.

“As igrejas são lugares aconchegantes e bonitos, principalmente com relação à arquitetura”, disse a enfermeira Carla Albano, 34 anos, que mora no Rio de Janeiro e visitou a Igreja São Benedito pela primeira vez.

MOSTEIRO – Quem busca momentos de paz aliados às belezas naturais não pode deixar de conhecer o Mosteiro de São João das Irmãs Beneditinas (foto), localizado na Vila Abernéssia. Segundo a madre Myriam de Castro, abadessa do Mosteiro, o local abriga 26 monjas que se dedicam às orações e aos trabalhos artesanais.

Para a madre, um momento bastante apreciado pelos turistas que visitam o local é o recital de Canto Gregoriano realizado todos os dias durante as orações da irmãs, às 18h. “Muitas pessoas voltam para visitar o mosteiro pela paz e harmonia que o local proporciona, tanto pelas orações das monjas quanto pela natureza. É um descanso físico e espiritual que os turistas encontram aqui”, disse.

Segundo ela, os meses mais movimentados são janeiro e julho, além de feriados como a Semana Santa e o Carnaval. Outra atração do Mosteiro é a loja com produtos artesanais e alimentícios, todos produzidos pelas monjas. Na área de artesanato, os turistas podem encontrar pirogravuras, colagens e caixas decoradas. Entre os produtos alimentícios, é possível apreciar bolos, biscoitos, pão de mel, licores e geléias. O dinheiro arrecadado com as vendas da loja é revertido para a manutenção do Mosteiro.

Apesar das diversas opções de igrejas na cidade, o secretário de turismo, Flávio Ventura, afirmou que a prefeitura não promove ações para estimular o turismo religioso em Campos. “Algumas pessoas destinam parte do tempo para visitar esses locais, principalmente o Mosteiro, mas o grande foco da cidade é mesmo a gastronomia”, disse.