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Campos do Jordão, 26 de fevereiro de 2017.

maio
03
2005

Marca Brasil passa a representar a imagem do turismo brasileiro

por: - Atualizado: 03/05/2005 00:00
Marca Brasil é resultado do Plano AquarelaPlano de marketing turístico internacional deu as diretrizes para criação do símboloMarca Brasil passa a representar a imagem do turismo brasileiro no mundo inteiro, assim comoa imagem de seus principais atributos de exportação. Resultado … Continua

Marca Brasil é resultado do Plano Aquarela
Plano de marketing turístico internacional deu as diretrizes para criação do símbolo

Marca Brasil passa a representar a imagem do turismo brasileiro no mundo inteiro, assim como
a imagem de seus principais atributos de exportação. Resultado direto do Plano Aquarela –
Marketing Turístico Internacional do Brasil, o primeiro na história do País, a nova marca será
aplicada em todo o programa de promoção, divulgação e apoio à comercialização dos produtos,
serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior. Desenvolvido pelo Ministério do Turismo,
por meio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), sob coordenação da empresa de
consultoria internacional em turismo Chias Marketing, o plano estabeleceu, em pesquisas em
19 mercados com mais de seis mil pessoas, as bases para todas as futuras ações brasileiras de
marketing no exterior. Todo o processo contou com envolvimento do Ministério do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
O designer Kiko Farkas, da Máquina Estúdio, foi o ganhador da concorrência que criou o
símbolo. A disputa foi vencida no dia 5 de janeiro, depois de uma seleção entre cinco finalistas
de 37 escritórios de design inscritos, numa parceria entre EMBRATUR e ADG (Associação de
Designers Gráficos). Além do suporte técnico, a ADG garantiu o envolvimento da sociedade no
processo. A partir dos resultados apontados pelas pesquisas para formatação do Plano
Aquarela, o símbolo foi construído tendo como referência pontos como alegria, sinuosidade,
luminosidade e modernidade. A filosofia da Marca, apresentada pela Máquina Estúdio, comenta
esse processo de criação.
A divulgação do Brasil no exterior foi ampliada em 2003, com a criação do Ministério do
Turismo, que direcionou o foco da EMBRATUR exclusivamente para a promoção internacional.
O País passou a ter maior presença em feiras, a realizar mais workshops e ações de marketing.
Esses programas foram intensificados em 2004, ano marcado pelo início da política de abertura
de Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) no exterior. Em 2005, ganham o reforço de um
plano de marketing turístico internacional, por meio da Marca Brasil e de uma matriz gerencial
de ações estratégicas e competitivas específicas para cada mercado.
Com custo de R$ 4 milhões, o Plano Aquarela tem como um de seus principais objetivos inserir
o Brasil entre os 20 maiores destinos de turismo do mundo.