publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 14 de dezembro de 2017.

set
05
2012

Ministro das Telecomunicações participa de experiência com internet 4G em Campos

por: - Atualizado: 05/09/2012 00:00
Estrutura 4G da Claro deve ser permanente em Campos

Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo e o presidente da Claro, Carlos ZentenoNa manhã desta quarta-feira, 5 de agosto, o Hotel Chris Park recebeu a imprensa para evento da operadora Claro, onde foi realizada a primeira transmissão 4G com vídeo conferência.

O evento contou com a presença do Ministro das Telecomunicações Paulo Bernardo e do Presidente da Claro Carlos Zenteno, que falaram sobre esta nova tecnologia que está sendo experimentada em Campos do Jordão e outras 3 cidades.

Foram apresentadas diversas experiências usando a internet de quarta geração. Em uma delas foram transmitidos 4 vídeos simultâneos em streaming na mesma página, utilizando notebook com modem, sem que houvesse tempo de espera para carregamento.

Em outra experiência o Presidente da Claro participou de uma vídeo chamada com mais 4 pessoas em tempo real. Neste video chat foi possível conversar com representantes da operadora em Brasília, em dois pontos em Búzios e na loja de Campos do Jordão, utilizando a internet 4G Max da Claro.

Modem 4G ClaroDurante os testes o sinal em Campos do Jordão alcançou a velocidade de 58 Mbps de download, o que supera em muito o atual sinal 3G, que funciona nos aparelhes móveis atuais.

Ao contrário das outras cidades onde acontecem os testes, em Campos do Jordão a tecnologia de transmissão da operadora acontece via rádio, enquanto em Búzios, Paraty e Brasília a transmissão é por fibra ótica, o que possibilita velocidade ainda maior.

O primeiro aparelho celular do mercado compatível com o 4G do Brasil será o Hazr HD da Motorola, que será lançado em setembro. A Claro pretende comercializar o serviço 4G Max a partir de abril de 2013.

Ainda segundo Zentano, a estrutura montada nas cidades que estão experimentando o serviço deverá ser permanente, fazendo com que Campos do Jordão faça parte das primeiras cidades cobertas pelo sinal 4G, juntamente com as capitais que receberão a Copa do Mundo.

Campos do Jordão é uma das 3 cidades que tem feito experimentações de internet 4G pela operadora Claro. Nesta ação, promotores da empresa demonstram o serviço no centro de Vila Capivari para os turistas que frequentam a estância.

Saiba mais sobre a Internet 4G
Conhecida como quarta geração, o 4G é uma tecnologia que permite velocidades bem maiores que as atuais, tanto em voz quanto em dados. O termo 4G virou um sinônimo para LTE (Long Term Evolution), que pode ser traduzido como Evolução de Longo Prazo. Atualmente, é o mais moderno padrão da tecnologia de redes de celular. A vantagem sobre outros padrões que concorriam para suceder o 3G no Brasil é que ele pode ganhar pequenas atualizações na rede para alcançar velocidades cada vez mais altas, próximas à banda larga fixa, ao longo do tempo. O 4G/LTE está presente, por enquanto, em 50 países. A expectativa é que em 2017 tenha 600 milhões de assinantes.

Fotos: Cristiano Tomaz