publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 28 de fevereiro de 2017.

out
29
2009

Municípios da Mantiqueira discutem criação de Observatório de Turismo

por: - Atualizado: 29/10/2009 19:25
Autoridades das Cidades da Serra da Mantiqueira, Ministério do Turismo e representantes do turismo italiano, se reúnem em Campos do Jordão, para falar sobre a Associação de Desenvolvimento dos Municípios da Mantiqueira.

Serra da MantiqueiraDiversas autoridades das cidades da Serra da Mantiqueira, Ministério do Turismo e representantes do turismo italiano, participam até sexta-feira, 30 de outubro, em Campos do Jordão, de uma reunião de trabalho sobre a Associação de Desenvolvimento dos Municípios da Mantiqueira (ADTIM). O objetivo do encontro é dar seqüência ao diálogo intermunicipal, retomando assuntos pertinentes à integração turística entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, e coleta de dados dos municípios da ADTIM.

Participam do encontro representantes das cidades de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, do Estado de São Paulo; e Brasópolis, Caxambu, Cristina, Itajubá, Piranguçu e Sapucaí Mirim, de Minas Gerais. Também estiveram presentes a Sra. Maria Cristina Sampaio e o Sr. Lopes e Lécio Lima da Costa, representantes do Gabinete da Presidência da República, os representantes do Ministério do Turismo, Srs. Paulo Coutinho e José Augusto Falcão, Pollyana Calixto do SEBRAE – MG, e a Sra. Rita Debola, da agência de desenvolvimento italiana Sviluppumbria Spa.

A criação de um Observatório Regional de Turismo e Cultura vem para facilitar a troca e produção de conhecimento, centralizando as informações em um único local e consolidando a relação entre os municípios e a universidade. O Objetivo principal do Observatório é o de desenvolver o turismo de forma sustentável, bem como facilitar o planejamento e a gestão pública e privada da atividade.
 Programa ‘Brasil Próximo’

Desde 2004, a região da Serra da Mantiqueira mantém relações de amizade e cooperação com cinco regiões italianas, com especial destaque à região Toscana. Essas relações derivam dos acordos de cooperação entre os dois países em âmbito nacional. Com base no que vem sendo trabalhado resultou o programa Brasil Próximo, que tem o apoio do Ministério das Relações Exteriores da Itália e conta com um orçamento de 6,7 milhões de euros a serem investidos em projetos de desenvolvimento regional até 2013.
 

Foto: Cristiano Tomaz