publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 24 de maio de 2017.

abr
12
2006

Novos sabores com o Roteiro Gastronômico do Pinhão da Montanha

por: - Atualizado: 12/04/2006 11:30
Acontece em Campos de 20 de abril a 28 de maio o evento gastronômico mais característico da cidade. O Roteiro Gastronômico do Pinhão da Montanha valoriza os elementos mais tradicionais da região oferecendo sobre tudo pratos feitos com o pinhão, fruto das enormes araucárias, nativas do serra da Mantiqueira, tombada e hoje protegida pelo perigo de extinção.

Acontece em Campos de 20 de abril a 28 de maio o evento gastronômico mais característico da cidade.

O Roteiro Gastronômico do Pinhão da Montanha valoriza os elementos mais tradicionais da região oferecendo sobre tudo pratos feitos com o pinhão, fruto das enormes araucárias, nativas do serra da Mantiqueira, tombada e hoje protegida pelo perigo de extinção.

Essa espécie enorme e exótica se desenvolve acima dos 1000 metros de altitude e seu fruto, abundante de abril a junho, nasce na árvore fêmea. Cada pinheiro produz de 60 a 80 kg de pinhão, sua colheita é feita no momento em que as pinhas amadurecem e o pinhão começa a cair, gerando trabalho sazonal aos habitantes da cidade, que abastecem principalmente os restaurantes e a venda direta ao turista que visita a cidade.

O evento faz parte do Calendário Anual da Gastronomia da Montanha, promovido pela ASSTUR – Campos do Jordão Associação de Hotelaria e Gastronomia – trazendo novidades e criações em pratos especialmente elaborados pelos chefs de cozinha, valorizando produtos produzidos na região, tais como: pinhão, truta, caças, shiitake, frutas silvestres, frios defumados, salsichões e excelente cerveja fabricada na cidade, a já conhecida Baden Baden.

Devido à grande procura e evolução da criação de pratos com o pinhão, o mercado local aperfeiçoou também o seu processo de conservação, o que permite ser possível apreciar o pinhão durante o ano todo em compotas, conservas e doces que são vendidos nas docerias, empórios e lojas da cidade, a exemplo o delicioso chocolate recheado com pinhão, criado pela Sabor Chocolate.

Vale a pena conferir a criatividade dos pratos criados pelos chefs para o evento, que ganha o patrocínio dos Cartões Mastercard e os vinhos da Global que harmonizam a gastronomia durante o Roteiro Gastronômico do Pinhão.

Confira abaixo os principais restaurantes onde é possível apreciar as novidades:

Araucária (Grande Hotel);

Baden Baden;

Bia Kaffee;

Café Spaghetti Maggiore;

Capricio (Orotour Garden);

Casa Jordão;

Itália Restaurante;

Confraria do Sabor;

Charpentier (Hotel Frontenac);

Davos Restaurant;

La Gália; Le Capivari;

Le Foyer (Chateau La Villette);

Lenz Gourmet;

Matterhorn;

Mercearia Campos,

Vila Monôh (Pesca na Montanha);

Rostie Restaurant;

Spazio Di Paolo; ;

Só Queijo; Santiago;

Vila Chã e

Yakissoba Niji.