publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 28 de março de 2017.

maio
17
2010

Palácio Boa Vista recebe exposição do acervo de Thereza Collor

por: - Atualizado: 17/05/2010 12:46
Colecionar - Um modo de guardar o mundo - mostra adornos de etnias orientais expostas em baús e arcas do Palácio

Peças Thereza CollorAntigos e belos baús, que fazem parte do acervo do Palácio da Boa Vista em Campos do Jordão, completam uma coleção de artefatos corporais que pertencem ao acervo cultural da historiadora Thereza Collor.

Peças curiosas que remetem a cultura oriental de tribos e civilizações fazem parte desta mostra, que é preenchida com artefatos reunidos por Thereza durante suas viagens a diferentes países como Arábia Saudita, norte da África, Vietnã, Turcomenistão, Butão, Iêmen, Sultanato de Omã, China e Índia.

Os visitantes poderão ver de perto alongadores de pescoço de bronze usados por mulheres na Tailândia, adornos de braço feitos de concha vindos da Índia do século XIX, além de inúmeras peças de prata que enfeitavam homens e mulheres nestas civilizações, todas muito ricas em detalhes e que guardam importantes características históricas.

ExposiçãoThereza CollorOs hábitos e costumes destes povos também podem ser observados nesta mostra, que revela objetos e vestimentas usados para fins estéticos e práticas religiosas. A exposição propõe a observação as formas e padrões usados pelas diferentes etnias, através de uma viagem que envolve sociologia, antropologia e história da arte.
 
Segundo Thereza Collor, ela era cobrada por Ana Cristina Carvalho, curadora da exposição, para expor suas peças. “Colecionar é o antídoto da globalização” afirma Tereza.

A colecionadora, que sempre teve o hábito de guardar coisas, possui mais de três mil peças, onde destas, mais de 200 estão na coleção exposta em Campos do Jordão. 

Thereza Collor e 1º Dama Deuseni GoldmanA exposição foi aberta no dia 14 de maio em um coquetel no Palácio Boa Vista, e contou com a presença da primeira dama Deuseni Goldman, esposa do Governador do Estado de são Paulo Alberto Goldman.

A idéia da mostra surgiu em uma visita de Deuseni a casa de Thereza. “Ela deve levar a exposição para outros lugares”. Comenta a primeira dama.

A exposição Colecionar – Um modo de guardar o mundo – acontece até 27 de maio, de quarta a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h, no Palácio Boa Vista em Campos do Jordão.
Ingresso: R$ 5,00

Mais informações (12) 3662-1122
 

Fotos: Cristiano Tomaz