publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 15 de dezembro de 2017.

dez
30
2010

Pedra do Baú recebe decreto de Monumento Natural pelo Governador

por: - Atualizado: 30/12/2010 19:12
Local deverá ter natureza protegida e oferecerá mais segurança aos visitantes

Pedra do Baú é Monumento NaturalA Pedra do Baú localizada na cidade São Bento do Sapucaí, vizinha de Campos do Jordão, recebeu nesta semana a denominação de Monumento Natural.

O decreto foi assinado pelo Governador Alberto Goldman em visita à cidade, que aconteceu no dia 27 de dezembro.

Com área de 3.154 hectares o local é formado por um conjunto de montanhas rochosas constituídas pelo Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata, e recebe turistas e praticantes de esportes vindos das duas cidades.

O processo se deu após três anos de estudos, análises e discussão pública, e tem por objetivo proteger a biodiversidade e os recursos hídricos, além de conservar a paisagem local e  organizar a visitação turística e o uso esportivo do complexo rochoso, garantindo a segurança do ambiente natural e dos usuários.

A área será administrada pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente.

Pedra do Baú é Monumento Natural“Medidas como a criação dessa unidade provam que o meio ambiente não cria problemas, mas facilita o desenvolvimento, respeitando as vocações de cada lugar e a proteção ambiental, garantindo um desenvolvimento econômico sustentável e equilibrado. O Monumento Natural garantirá desenvolvimento do turismo com melhor qualidade e a participação efetiva do estado, município e da população local”. Afirma o governador Alberto Goldman.

O Monumento Natural é protegido por matas nativas e foi escalado pela primeira vez em 1940 pelos sambentistas e irmãos Antônio e João Cortez. A Pedra do Baú é formada por uma enorme massa granítica com 340 metros de altura e 540 metros de comprimento com larguras variáveis, atingindo 1.950 metros de altitude.

Fotos: Cristiano Tomaz