publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 13 de dezembro de 2017.

abr
24
2015

Pinhão: Saiba mais sobre esta semente nativa de Campos do Jordão

por: - Atualizado: 24/04/2015 17:07
Conheça a semente que faz parte da Cultura e Gastronomia de Campos

Pinhão em Campos do JordãoEncontrado com abundância na região montanhosa da Serra da Mantiqueira, o pinhão é parte importante da cultura e gastronomia de Campos do Jordão.

Proveniente das exuberantes árvores – de espécie fêmea – chamadas Araucárias, o pinhão é facilmente encontrado em diversos locais de Campos e áreas vizinhas. Ameaçada de extinção a araucária angustifolia é um pinheiro que também aparece frequentemente na região sul do Brasil, em especial em regiões mais frias. 

A colheita do pinhão acontece naturalmente nos período de abril a junho, quando as sementes se soltam das pinhas maduras e caem até o solo.

O pinhão tem papel único para a população de Campos. É comum famílias se reunirem para “catar pinhão”. Uma atividade que inclui ir até regiões com grande número de pinheiros para juntar sacos da semente, que mais tarde será consumida e dividida entre parentes e amigos.

Com sabor agradável e protegido por uma casca grossa, muitas vezes ele é consumido como aperitivo, após ser cozido em panela de pressão, ou incluído em pratos para refeições como em carnes e legumes.

O pinhão também é servido assado na brasa, em fogão de lenha ou em fogueiras. Muitos usam as próprias folhagem do pinheiro para assar e deixá-lo prontos para o consumo.

Pinhões de Campos do JordãoAté mesmo uma festa foi criada há anos para celebrar a chegada desta especiaria. A festa do Pinhão acontece anualmente em Campos do Jordão e conta com apresentações culturais e muitas receitas feitas com pinhão, como bolos, tortas, cozidos, assados dentre muitos outros.

Para muitas famílias da cidade o pinhão é sinônimo de renda. É comum ver vendedores de pinhão pelas ruas da cidade durante o período de outono. Cadastrados pela Prefeitura, o vendedores tem permissão para comercializar esta saborosa semente.

Na gastronomia o pinhão foi oficialmente inserido em pratos sofisticados. E um Festival gastronômico incluiu seu sabor especial em receitas diferenciadas de diversos restaurantes de Campos.

Rico em proteínas, mineiras e vitaminas, o pinhão encanta seus apreciadores, que ficam saudosos deste precioso fruto a cada período de colheita.

Quem ainda não teve a oportunidade de experimentar, não sabe o que está perdendo. 

Fotos: Cristiano Tomaz