publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 20 de fevereiro de 2017.

fev
21
2007

Prefeitura de Campos do Jordão realiza Coleta Seletiva

por: - Atualizado: 21/02/2007 17:21
A prefeitura de Campos do Jordão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou esse ano o Programa Municipal de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos. O objetivo do programa é implantar a coleta seletiva em toda a cidade.

Coleta Seletiva nas escolasA prefeitura de Campos do Jordão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou esse ano o Programa Municipal de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos. O objetivo do programa é implantar a coleta seletiva em toda a cidade.

Com palestras educativas nas escolas, distribuição de panfletos informativos no comercio e nos bairros, a população aprende como separar o lixo e quais os benefícios que a coleta seletiva traz para o meio ambiente.

O programa, oficializado por lei municipal, já esta gerando economias para os cofres municipais. Em julho de 2006 foram coletadas 18 toneladas de lixo reciclável na cidade. Esse número subiu para 80 toneladas em dezembro e atingiu 100 toneladas em janeiro deste ano. O que significa uma economia de aproximadamente R$ 21 mil para a cidade. A estimativa é de que em fevereiro sejam coletadas cerca de 200 toneladas de lixo reciclável.

As palestras educativas vão ser reiniciadas a partir da segunda quinzena de fevereiro em toda rede de ensino público municipal, ministradas pelo coordenador do Departamento de Recursos Sólidos e Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente, Celso Honorato da Silva Junior.

Com a coleta seletiva é possível diminuir a quantidade de lixo e aumentar a vida útil dos aterros sanitários, poupar matéria prima da natureza, economizar energia, melhorar a qualidade de vida e a saúde da população, além do incentivo às industrias de reciclagem, gerando assim mais empregos para a cidade.

Alem do caminhão da prefeitura que passa pelos bairros para fazer a coleta, todas as escolas da rede publica de ensino estão preparadas para receber o lixo separado. Algumas escolas se destacaram na coleta seletiva, como é o caso das escolas Mafalda A. M Cintra , Cecília Murayama e Frei Orestes Girardi – Sea, que separam uma média de 6 mil litros de lixo reciclável por semana.

A iniciativa tem servido como exemplo para outras prefeituras como é o caso de Monteiro Lobato, Sapucaí Mirim e São Bento do Sapucaí que já procuraram a Secretaria de Meio Ambiente de Campos do Jordão com o objetivo de implantar o mesmo projeto em suas cidades.

Anote aí a lista do que você pode começar a separar para a coleta seletiva.

Papéis: Jornais, listas telefônicas, folhetos, revistas, folhas de rascunho e cadernos, embrulho, caixas de papelão. Caixas de leite e suco, etc.
Plásticos: Garrafas plásticas, tubos, canos, potes de cremes, frascos de shampoo, baldes, bacias, brinquedos, sacolas, saquinhos de leite, etc.
Vidros: Garrafas, potes e jarras, vidros de conserva, produtos
Metais: Latas de alimentos, refrigerantes e cervejas, tampinhas, arames, pregos, fios e objetos de cobre, alumínio, bronze, ferro, chumbo, zinco, etc.

Informe-se na Secretaria Municipal de Meio Ambiente sobre a data que o caminhão da coleta seletiva passa em seu bairro. Colabore para a melhoria da qualidade de vida em Campos do Jordão.

Maisinformações:
(12) 3664-2794
(12) 3662-3526