publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 27 de março de 2017.

mar
12
2010

Sebrae realiza Seminário sobre Tendências da Hotelaria em Campos

por: - Atualizado: 12/03/2010 18:34
Circuito Mantiqueira foi piloto de Seminário do SEBRAE-SP, que tem como objetivo proporcionar autodiagnósticos para os meios de hospedagem

Seminário SebraeOrganizado pelo Sebrae-SP, Campos do Jordão recebeu nesta terça feira, 9, o Seminário de Tendências e Inovação na Hoteleria – Auto-Diagnóstico. Piloto da série do Seminário que foca as, Tendências e Inovações na Gestão de Meios de Hospedagem, o evento foi realizado no Parque Hotel.

O produto, desenvolvido pelo SEBRAE-SP, foi criado especialmente para os Circuitos Turísticos formatados do Estado de São Paulo, e teve sua primeira aplicação para os integrantes do Circuito Turístico Mantiqueira para que fossem testadas, inicialmente, as metodologias de aplicação.
 
Consultores especializados acompanharam atentamente o processo com a finalidade de detectar possíveis ajustes a serem realizados. O evento proporcionou aos cerca de 40 empresários e gestores participantes – por meio das atividades propostas – a possibilidade de fazer um autodiagnóstico de seus estabelecimentos.
 
A idéia é que, depois de testados e adequados, os Seminários sejam aplicados dentro de todos os Circuitos Turísticos, proporcionando autodiagnósticos em empreendimentos de todas as regiões. A partir desses resultados as iniciativas de qualificação serão aplicadas atendendo especificamente as necessidades.

O evento funcionou também como uma espécie de consultoria. Práticas inovadoras do mercado foram apresentadas e cada participante pôde visualizar seu próprio empreendimento dentro dos itens propostos. “Com as informações obtidas no evento, o Sebrae pretende traçar estratégias de capacitação e treinamentos futuros, e nós estamos muito orgulhosos do Circuito Mantiqueira ter sido escolhido como piloto deste importante projeto”, afirma Roselaine Dantas, Gerente executiva do Campos do Jordão e Região Convention & Visitos Bureuau, que é gestor do Projeto Circuito Mantiqueira.

De acordo com Eduardo Faraco – consultor do SEBRAE-SP e do Ministério do Turismo, que atua desde 1981 na área, é necessário conhecer as expectativas do cliente e atuar atendendo suas necessidades e até mesmo superando-as. “Clientes diferentes tem necessidades diferentes” – ressalta o consultor.

Para José Bento Desie – Consultor e Gestor da Carteira de Cultura, Turismo e Artesanato do SEBRAE-SP, a proposta é trabalhar os Circuitos como um todo. Não se trata de um empreendimento ou outro em específico. ‘O cliente é de todos os segmentos da cadeia produtiva, e deve ser atendido, de acordo com as suas necessidades naquele momento’ – destaca. Ainda segundo o Gestor não adianta oferecer um curso de estoque para que as empresas sejam organizadas internamente, se o quê o cliente vê causa um impacto negativo. A necessidade é de trabalhar em cima do que o cliente enxerga. Qual a primeira coisa que o turista vê? – questiona.

O encontro possibilitou ainda a troca de experiências e o entrosamento entre empreendedores de um mesmo segmento de atividade da região. O Seminário teve duração de oito horas e contou com empresários e gestores das cidades envolvidas no Circuito Turístico Mantiqueira (Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Pindamonhangaba, São José dos Campos (São Francisco Xavier), Monteiro Lobato e Piquete) além de alguns membros da governança do projeto.