publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 27 de março de 2017.

nov
01
2006

Semana de Gastronomia Brasileira no Centro Universitário Senac

por: - Atualizado: 01/11/2006 19:06
As unidades do Senac São Paulo em Taubaté, Campos do Jordão, São José do Rio Preto, Águas de São Pedro e capital receberão, de 6 a 11 de novembro, o evento Menu Senac da Gastronomia Brasileira.

O Centro Universitário Senac – Campus Campos do Jordão e a unidade Taubaté recebem nove profissionais que discutirão o tema. Para participar, basta doar 2 quilos de alimento não-perecível.

As unidades do Senac São Paulo em Campos do Jordão,Taubaté, São José do Rio Preto, Águas de São Pedro e capital receberão, de 6 a 11 de novembro, o evento Menu Senac da Gastronomia Brasileira.

O público poderá participar de workshops que incluem degustações e de mesas-redondas com chefes e profissionais da área. Entre os 20 convidados, os chefes Flávio Federico (Sódoces), Fred Frank (foto), Ana Luiza Trajano (Brasil a Gosto), Bella Masano (Amadeus Restaurante), Mara Mello, Hamilton Mellão (Sallvattore e I Vitelloni) e João Leme, além do crítico da Folha de S. Paulo, Josimar Melo.

O objetivo do evento é contribuir para o resgate e a valorização da culinária regional. “A gastronomia é um dos patrimônios culturais de um país. Precisamos explorar e valorizar nossa cozinha. Por muito tempo, demos mais atenção ao que vinha de fora. Somente agora o brasileiro começou a descobrir nossos ingredientes e sabores“, afirma Ana Beatriz Gehma, assistente da gerência de gastronomia do Senac São Paulo e idealizadora do projeto.

Nos campi do Centro Universitário Senac em Campos do Jordão e Águas de São Pedro, a mesa-redonda “Na Era da Globalização – existe futuro para a cozinha brasileira?” terá a participação da chefe e colunista da revista Claudia Comida & Bebida, Bettina Orrico, e dos professores do Centro Universitário Senac Ronaldo Barreto, João Luís Machado e Sandro Dias, além do crítico gastronômico da Folha de S. Paulo, Josimar Melo. O debate vai mostrar como a globalização influencia a identidade cultural dos países e, conseqüentemente, suas gastronomias.

Em Taubaté, uma das atrações será o workshop 506 Anos de Sabor – do litoral ao interior, com Marcela Maragliano. A chefe preparará pratos característicos do interior e do litoral brasileiros . Da costa litorânea, Marcela traz uma salada de pupunha com camarões grelhados. A culinária do interior, mais especificamente o paulista, será representada com uma receita de lombo ao forno recheado com damascos e ervas. Como acompanhamento, uma farofa doce de farinha de milho.

Para participar das atividades, é necessário doar 2 quilos de alimento não-perecível. As vagas são limitadas e é preciso fazer inscrição antecipada.

Mais informações podem ser obtidas nos telefones do Centro Universitário Senac – Campus Campos do Jordão: (12) 3668-3001, e do Senac Taubaté: (12) 3632-5066, ou na recepção das unidades.

Confira a programação no Campus Campos do Jordão e no Senac Taubaté:


Campos
do Jordão

Workshop: Na Era da Globalização – existe futuro para a cozinha brasileira?

Chefes e palestrantes: Josimar Melo, Ronaldo Barreto, Bettina Orrico e João Luis Machado (mediador).

Quando: 9 de novembro, das 14h30 às 16h30

Descrição: Os profissionais vão mostrar a influência da globalização na identidade cultural dos países e, conseqüentemente, em suas gastronomias.

Workshop: História Concisa da Gastronomia Paulista

Chefe: Hamilton Mellão

Quando: 10 de novembro, das 14h30 às 16h30

Descrição: Combinado entre a história da gastronomia e o preparo de pratos tradicionais da cozinha paulista. O chefe apresentará pratos típicos da culinária do Estado.

Taubaté

Workshop: 506 Anos de Sabor – do litoral ao interior

Chefe: Marcela Maragliano

Quando: 6 de novembro, das 14h30 às 16h30

Descrição: Marcela apresentará características e preparará pratos da culinária do litoral e do interior brasileiros.

Workshop: Temperos Brasileiros com Técnicas Francesas

Chefe: Fred Frank

Quando: 8 de novembro, das 14h30 às 16h30

Descrição: Frank usará técnicas francesas para desenvolver pratos com produtos brasileiros.

Workshop: A Paixão Gastronômica de Monteiro Lobato

Chefes: Anderson Rodrigues e Ocílio Ferraz

Quando: 10 de novembro, das 19h30 às 21h30

Descrição: Os palestrantes discutirão os hábitos alimentares do escritor e ensinarão o preparo do prato carne seca com içá.