publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 20 de novembro de 2017.

ago
31
2017

Truta e fondue são alguns dos sabores para se apreciar na serra

por: - Atualizado: 31/08/2017 17:46

Campos do Jordão além de ser um dos destinos mais românticos do Brasil. A cidade serrana, pelas suas baixas temperaturas, também é um convite para saborear todas as delícias gastronômicas regadas a vinho ou cervejas artesanais.

As opções são variadas, o que resulta numa gama de sabores e restaurantes que levam a verdadeiras viagens gastronômicas. Porém há três sabores que sintetizam a gastronomia e reforça o convite aos visitantes a subir a serra e se aconchegar num dos recantos gastronômicos da cidade e saboreá-las.

Fondue:  uma delicia originária da Suíça,  fondue, proveniente do particípio passado de fondre) em francês significa fundido, derretido – ou seja, queijo fundido, que traz consigo as duas vertentes históricas em que o frio em que a dificuldade para escoar a produção de queijo, ou pelos conflitos da Segunda Guerra, levaram os produtores a criarem sem querer essa iguaria. Em Campos do Jordão, a fondue  aquece não apenas o inverno da cidade, mas os dias em que o frio realmente é um convite para sentar em volta de um réchaud, harmonizado com saborosos vinhos e podendo  vir em formato de rodízio (fondue de queijo, de carne e de chocolate) ou servidos separados.

Raclete: Outra delícia vinda dos Alpes suíços, a raclete, que vem do francês “rakler” (raspar), proveniente dos pastores, agricultores e produtores de leite de vaca, que produziam um queijo não pasteurizado e mais denso e para os longos períodos no campo, levavam o queijo que era aquecido próximo ao fogo e saboreado com legumes, picles, cebola. A sua disseminação mundial foi em meados da década de 1970, quando se criaram aparelhos para racletes elétricos, além da produção do queijo em partes da França, Áustria, Alemanha, Finlândia e Estados Unidos. Hoje a raclete podem ser acompanhadas de outros queijos, embutidos, legumes variados. Uma ótima refeição para ser acompanhada daquela pessoa especial ou de pessoas que fazem a vida mais divertida, harmonizada com um bom vinho.

Truta: Um dos destaques em Campos do Jordão é a truta, já que é um dos pratos mais lembrados quando se pensa na cidade serrana. O peixe originário das águas frias do hemisfério Norte, chegou ao Brasil em 1949 e, se adaptou bem as aguas dos rios da área serrana da região Sudeste.  Hoje, as trutas integram o cardápio de quase todos os restaurantes da cidade, indo desde os toques e artes da cozinha japonesa até o requinte harmônica da gastronomia francesa.

Carnes de caça: outro destaque em Campos do Jordão são as carnes de caça: javali, perdiz, avestruz, faisão, que possui verdadeiros refúgios para vivenciar esse sabor proveniente da culinária gaulesa e que aqui ganham sabores onde o exótico é  deixar de viver essa experiência.

 

Conheça essas e outras opções de restaurantes da cidade, aqui