publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 19 de novembro de 2017.

set
26
2017

Truta é sabor e diversão no alto da serra

por: - Atualizado: 26/09/2017 10:38

Um dos destaques em Campos do Jordão é a truta, já que é um dos pratos mais lembrados quando se pensa na cidade serrana.

Para aqueles que não se contentam em apenas saborear, Campos do Jordão e região oferecem opções de pesqueiros, no sistema pesque e pague, onde as pessoas podem se aventurar e testar a paciência nessa atividade.

Ecoparque Pesca na Montanha: no caminho entre Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, este é um dos rincões para quem deseja aproveitar bons momentos de pescarias em três lagos, com diferenças de dificuldades, onde os visitantes podem trazer seus equipamentos, mas o Ecoparque também disponibiliza samburá, vara e isca para essa prática. Os peixes disponibilizados para pesca são criados no próprio local em tanques circulares auto-limpante, que também podem ser visitados com o acompanhamento de técnico que explica mais sobre esse cultivo. No local ainda há um restaurante, onde também pode ser saboreada essa iguaria – End: Estrada da Campista, Km 18 – F: (12) 99716-5017.

Truta Azul: é o pesqueiro pioneiro em Campos do Jordão dedicado as trutas, localizado onde em 1974, foi o primeiro espaço aonde este peixe ganhou aspectos  e potenciais comerciais, numa iniciativa do  empresário Evaristo Comolatti e com a participação do técnico japonês Kiyoshi Koike. Localizada num das regiões turísticas da cidade, próximo ao Amantikir, Fazendinha Toriba e Centro Tarundu, o local é ideal para pesca e contemplação do lago, enquanto também pode ser apreciar o peixe em diversas formas gastronômicas. End: Avenida Doutor Paulo Costa César Lenz, 6050, Gavião Gonzaga – F: (12) – 3662.1259

Truticultura Cachoeirinha: no caminho do Horto Florestal é uma das opções de local para se pescar truta. O local que há quase duas décadas vem promovendo a pesca e a disseminação desse peixe nas águas da Mantiqueira. O local é uma ótima opção também para ir com a família e saborear as opções de receitas oferecidas com o peixe. End: Av. Hum, 80 – Parque Ferradura – F: (12) 99765-2819.

Truta e a salmonicultura:

A truta é originária das águas frias do hemisfério Norte, que aportou no Brasil no ano de 1949, com um projeto de povoar os rios da região serrana dos estados sudeste brasileiro, através do Ministério da Agricultura, que importou cinco mil ovos e 2.500 alevinos da Dinamarca. No Brasil, a espécie que se adaptou foi a truta arco-iris (Oncorhynchus mykiss).

Em Campos do Jordão foi fundado a Estação Experimental de Salmonicultura, nos anos 60 e no ano de 1975, a unidade já possuía espécies provindas dos Estados Unidos, Alemanha, Japão, Chile e, foi neste ano que se encerrou a importação de alevinos e ovos, com a reprodução artificial que já era realizada na própria unidade.

Na truta foi introduzida ao cardápio de diversos restaurantes, ganhando notoriedade, inclusive sendo estrela de eventos gastronômicos como a Temporada Gastronômica, realizada pelo Grupo Cozinha da Montanha.

A Estação de Experimentação “Ascânio Faria” está instalada no Parque Estadual de Campos do Jordão (Horto Florestal) e leva o nome do instrutor da truta no Brasil, sendo, atualmente, o principal polo de pesquisa, desenvolvimento e produção de ovos e alevinos do Estado de São Paulo.

Saiba onde saborear esse ícone gastronômico aqui