publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 14 de dezembro de 2017.

ago
27
2011

Turismo foi tema da última palestra no Encontros da Cidadania em Campos

por: - Atualizado: 27/08/2011 13:08
Pedro Bertolucci encerrou ciclo de palestras que aconteceram no Auditório Cláudio Santoro
Pedro BertolucciNesta sexta-feira, 26 de agosto, o Encontro da Cidadania recebeu o ex-prefeito da cidade de Gramado, localizada na Serra Gaúcha.
Com sua experiência de quatro mandatos na estância turística, Bertolucci ficou conhecido por ampliar o potencial turístico da região e por receber prêmio de Prefeito Empreendedor Regional e Nacional pelo Sebrae em 2008.
 Em entrevista a NetCampos, Pedro Bertolucci disse que Campos do Jordão é um destino consagrado e tem uma estrutura de qualidade reconhecida em todo o País, além de estar ao lado do grande polo emissor turístico que é a cidade de São Paulo.
 Em relação a sazonalidade o político disse que Gramado conseguiu corrigir esta situação de forma específica. Hoje a cidade tem este período muito pontual  e sabe exatamente quando isso acontece. Mas que cada cidade possui seu próprio DNA e portanto tem sua receita para o desenvolvimento turístico.
Para o palestrante o ponto principal do desenvolvimento é a auto estima da sociedade, pois esta deve ser sempre elevada. “O cidadão deve ser apaixonado pela cidade”. Disse.
Outra questão importante é a conjunção de esforços e a harmonia entre a comunidade e o poder público.

Pedro Bertolucci

Segundo Pedro  a cidade de Gramado possui um rígido Plano Di
retor, que controla o crescimento da cidade, estabelecendo regras para questões ambientais e de zoneamento, mantendo o controle de imigrações e preservando o meio ambiente natural.
 
Este Plano foi desenvolvido pela prefeitura juntamente com a sociedade, pensando como os habitantes gostariam de ver sua cidade nos próximos 50 anos. E quem executa e fiscaliza o plano é a própria sociedade, independente dos mandatos políticos.
Em relação a organização das associações, Gramado resolveu isso levando os responsáveis em uma viagem para Barcelona na Espanha, para entenderem como deve ser a divisão de papéis entre a sociedade de forma profissional e organizada.
Em sua palestra o ex-prefeito também salientou alguns fatores importantes como a qualidade de receptividade do turista. “Uma cidade é feita de pequenos detalhes”. Garantiu.
A qualidade de vida da população, e o estímulo para o aumento de seu ganho financeiro através do turismo, também garantiu melhores serviços na cidade gaúcha.
O Natal Luz surgiu como uma idéia para preencher a baixa temporada e hoje é a época em que mais recebe turistas. Pedro Bertolucci também salientou o fato de Gramado ter sido a primeira cidade brasileira a conquistar o ISO 9001, e possui o turismo como parte do currículo escolar desde 1970. 
 
Fotos: Cristiano Tomaz