publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 11 de dezembro de 2017.

set
21
2006

Workshop ensina técnicas para harmonizar cerveja e gastronomia

por: - Atualizado: 21/09/2006 09:13
O Centro Universitário Senac - Campus Campos do Jordão, em parceria com a empresa Ambev, promove o Workshop Cerveja: os segredos da apreciação, ministrado pelo mestre cervejeiro, Wilson Fornazier, no dia 23 de setembro. Aberto a todos os interessados, será realizado das 11 às 13 horas, na cozinha pedagógica do campus

O Centro Universitário Senac – Campus Campos do Jordão, em parceria com a empresa Ambev, promove o Workshop Cerveja: os segredos da apreciação, ministrado pelo mestre cervejeiro, Wilson Fornazier, no dia 23 de setembro. Aberto a todos os interessados, será realizado das 11 às 13 horas, na cozinha pedagógica do campus.

Descobrir os ingredientes usados no processo de produção da cerveja, conhecer sua história, seus tipos e características, mitos e rituais, além de aprender como degustar e harmonizar a bebida com a gastronomia serão algumas das informações fornecidas pelo especialista.

As vagas para o workshop são limitadas. O investimento é de 30 reais e todos os participantes vão receber certificado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3668-3001 ou na recepção do campus.

Palestrante

Wilson Fornazier é especialista em cervejaria pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica) e formado em engenharia química pela Universidade de São Paulo (USP). Na Ambev, atuou como mestre cervejeiro durante seis anos e ocupa agora o cargo de gerente corporativo do Centro de Desenvolvimento Tecnológico, um dos mais importantes da companhia, onde são testados e criados todos os lançamentos de cerveja do grupo.

O mercado

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), o setor é responsável por empregar mais de 150 mil pessoas, entre postos diretos e indiretos, e não pára de crescer. Nos últimos cinco anos, as empresas do segmento investiram mais de 3 bilhões de reais na construção de 10 novas plantas industriais, já em operação por todo o país.

O Brasil ocupa o quarto lugar em produção mundial de cerveja e só perde, em volume (litros/ano), para a China, Estados Unidos e Alemanha. Em 2005, o consumo nacional da bebida apresentou crescimento de 6,5%, totalizando 90 milhões de hectolitros/ano.