publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 17 de agosto de 2017.

O clima de Campos do Jordão

por: - Atualizado: 16/08/2016 11:18
Saiba tudo sobre o clima de Campos do Jordão, considerado o melhor do mundo em um Congresso de Climatologia em Paris em 1957.

Geada Campos do JordãoO Clima de Campos do Jordão foi considerado por José Setzer, por volta de 1946, como mesotérmico médio, com verões brandos e sem estação seca.

 

Tudo começou no final do século 19, quando fazendeiros identificaram “propriedades terapêuticas” no clima de Campos, à época, uma vila.

 

Da análise dos dados referentes às temperaturas no período de 1965 a 1974, pode-se afirmar que o clima de montanha de Campos do Jordão é do tipo tropical temperado, não apresentando nebulosidade úmida, ventos constantes ou chuvas excessivas.

 

O clima de altitude reúne um conjunto de condições particularmente favoráveis, representadas pela secura e pureza do ar, rarefação da atmosfera, favorecendo a ventilação pulmonar, intensidade de irradiação solar, mesmo no inverno, temperatura moderada no verão, condições essas que ativam as combustões internas, estimulam a hematopoese e aguçam as funções orgânicas: é um clima essencialmente tônico e vivificante, qualidade esta apreciável, sobretudo, nas estações mais frias, o que é indicador de enfraquecimento ou debilidade orgânica na maior parte dos estados.

 

Em razão da grande redução da cobertura vegetal da região, sobretudo nas encostas entre Monteiro Lobato e Campos do Jordão, que, no passado, foram revestidas integralmente de matas, e que hoje, ao contrário, apresentam 9% de campos, operaram-se modificações no clima, no sentido correspondente, ou seja, para um clima mesotérmico com verões brandos e estação chuvosa no verão.

 

Este tipo de clima foi, pouco a pouco, ascendendo as encostas da Mantiqueira, culminando por imperar em toda a região. A alteração, nociva para a agricultura, revelou-se, porém, francamente benéfica nas áreas de tratamento de doenças pulmonares, onde se torna necessário o clima frio e seco.

 

Segundo Regnard, classifica-se o clima de uma localidade, atenta a sua altitude, em uma das três zonas seguintes:

 

1. estações intermediárias – entre a montanha e a planície, abaixo de 1.200m.
2. estações de altitude – entre 1.200 a 1.800m.
3. estações altas – entre 1.800 a 2.000m.

 

Assim, fica Campos do Jordão na classe das estações de altitude e em condições superiores a Les Avante (1.000m), Caux (1.100m), Leisin (1.450m), Davos (1.558m), Zermat (1.620m) e St. Moritz (1.769 m), com exceção desta última.

 

O clima de Campos do Jordão, comparado à região alpina de Davos Platz, na Suíça, acusou supremacia nos graus de nebulosidade, nas taxas de insolação, oscilações térmicas e nos índices de precipitação pluviométrica.

 

A nebulosidade média em Davos Platz era cerca de 6% mais elevada. No que tange aos dias claros, as pesquisas deram 52% de dias claros para Campos do Jordão, enquanto que em Davos Platz verificou-se apenas 41%.

 

As diferenças de temperaturas médias do mês mais quente para o mês mais frio, não foram além de 8ºC em Campos do Jordão, ao contrário daquela cidade suíça, em que as diferenças chegaram a 20ºC.

 

O teor de oxigenação e ozônio de Campos do Jordão foi considerado superior ao de Chamonix, famosa estância francesa, pela pureza de seu ar, a 2.800 metros de altitude.

 

No Congresso de Climatologia, realizado em Paris, em 1957, o clima de Campos do Jordão foi considerado o melhor do mundo.

Vegetação

Vegetação

A vegetação do local se distribui em dois grandes tipos: a vegetação de mata e a vegetaç...

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal

Saiba quem são o prefeito, vice-prefeito e secretários da cidade, bem como tenha acesso...

Hino da Cidade

Hino da Cidade

Aprenda a cantar o Hino de Campos do Jordão, oficializado pela lei municipal nº 291, de...

O Solo

O Solo

O Planalto de Campos do Jordão localiza-se na Região de Dobramentos Sudeste, que integra...