publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 18 de agosto de 2017.

Símbolos Municipais – Brasão e Bandeira de Campos do Jordão

por: - Atualizado: 16/08/2016 14:10
Conheça os símbolos municipais de Campos do Jordão. Bandeira de Campos do Jordão e Brasão do Município. Há leis municipais para a bandeira e para o brasão.

Brasão de Campos do Jordão

Criado pelo heraldista Salvador Thaumaturgo, é composto por um escudo arredondado de origem portuguesa. No centro do escudo, há um campo de prata e, na ponta, um mantel vermelho com três pinheiros nascentes em verde sobre esse mantel. Na parte de cima, encerra-se com uma coroa e, na parte de baixo, com um listel descritivo.

A cor prata é o símbolo da pureza do clima e da benignidade que fazem de Campos do Jordão um dos lugares mais famosos em todo o País.

O mantel vermelho representa a elevação altimétrica do Município – um das mais altas de todo o País; a sua cor significa a riqueza do solo e a luta cotidiana de seus filhos pelo progresso cada vez mais elevado do Município.

Os três pinheiros representam a flora dominante de Campos do Jordão, além de a araucaria brasiliensis ser uma das mais belas árvores da flora universal.

A coroa, apoiada sobre o escudo, representa coroa mural do Município, com seus poderes constituídos.

O listel sito abaixo do escudo tem os dizeres: ao centro, “Campos do Jordão”; à esquerda, a data “1874”, referente ao ano de fundação do povoado; e à direita “1934”, a de sua elevação a Município.

O brasão de Campos do Jordão foi criado pela Lei Municipal nº 251, de 1º de janeiro de 1959. Os três pinheiros coincidem com a motivação da lenda de Ignácio Caetano Vieira de Carvalho, considerado pioneiro do local. Além do brasão, o pinheiro araucária foi declarado árvore-símbolo de Campos do Jordão, nos termos da Lei Municipal nº 1.264, de 15 de julho de 1981.

 

Bandeira de Campos do Jordão

Conforme a orientação do heraldista Arcinoé Antônio Peixoto de Faria, autor da bandeira do município e à luz do texto da Lei Municipal nº 793, de 2 de maio de 1960, o pavilhão é oitavado, sendo as oitavas em verde constituídas por faixas brancas, carregadas de sobrefaixas vermelhas, dispostas duas a duas no sentido horizontal, vertical, em banda e em barra, e que partem de um retângulo branco central, no qual o brasão municipal é aplicado.

O estilo da bandeira obedece à tradição da heráldica portuguesa, da qual herdamos os cânones e as regras, sendo adotado, dentre as opções, o estilo oitavado.

O brasão ao centro da bandeira simboliza o governo municipal e o retângulo em que é aplicado representa a própria cidade  – sede do Município.

As cores da bandeira, ainda em conformidade com a tradição da heráldica portuguesa, são as mesmas constantes no campo do escudo do brasão.

O verde simboliza, em heráldica, a honra, cortesia, civilidade, alegria, abundância; é a cor da esperança e a esperança é verde porque alude aos campos verdejantes na primavera, fazendo esperar copiosa colheita.

O branco simboliza a paz, trabalho, amizade, prosperidade e pureza.

O vermelho simboliza o amor pátrio, dedicação, audácia, desprendimento, valor, intrepidez, coragem e valentia.

A bandeira do Município tem as dimensões oficiais adotadas para a bandeira nacional, levando-se em consideração 14 módulos de altura de tralha por 20 módulos de comprimento de retângulo; a distância do retângulo para os bordos da bandeira é de quatro módulos.

Essa bandeira foi hasteada pela primeira vez em 29 de abril de 1969, na Praça da Bandeira. O exemplar foi mandado confeccionar pelo Lions Clube de Campos do Jordão.

 

Dados Gerais

Dados Gerais

Campos do Jordão está a 167 km de São Paulo (cidade), 350 km do Rio de Janeiro (cidade)...

A Cidade

A Cidade

Campos do Jordão possui uma natureza exuberante e um clima inigualável. Aqui, há uma exc...

Dicas de Hospedagem

Dicas de Hospedagem

A rede hoteleira de Campos do Jordão é uma das mais completas do Brasil, com opções desd...

O Solo

O Solo

O Planalto de Campos do Jordão localiza-se na Região de Dobramentos Sudeste, que integra...