publico-adwords publico-face

Campos do Jordão, 15 de dezembro de 2017.

Vegetação de Campos do Jordão

por: - Atualizado: 16/08/2016 16:38
A vegetação do local se distribui em dois grandes tipos: a vegetação de mata e a vegetação campestre. Ela está bastante modificada pela influência do homem.

Na visão paisagística, destaca-se a existência das massas vegetais da floresta de Araucária-Podocarpus e de vastos reflorestamentos de coníferas. O pinheiro é a árvore-símbolo de Campos do Jordão, apesar da grande devastação feita pelo homem.

O pinheiro abundante em Campos do Jordão, a Araucaria brasiliana A. Rich., é visto também somente no Sul do País.

Há ainda outras duas espécies cultivadas em Campos do Jordão. A Araucaria excelsa (Lamb.) R. Br., mais conhecida como “pinheiro Nordfolk” tem ramos identicamente verticulados, compondo rodas de cinco raios, que decrescem, ao poucos, para o cume. Outra é a Araucária cunninghamii, Sweet, natural da Austrália.

É rica também a flora serrana local, sendo possível observar mais de 30 famílias, segmentadas entre as pináceas, licopodiáceas, liliáceas, eriocauláceas e outras, além de 46 espécies de orquídeas vivas.

 

Área de Proteção Ambiental

 

Em 26 de junho de 1984, através da Lei Estadual Nº 4.105, Campos do Jordão foi declarada como Área de Proteção Ambiental (APA).

Uma APA é geralmente ampla, com algum nível de ocupação humana, privilegiada com características abióticas, bióticas, estéticas ou culturais particularmente relevantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas. Os objetivos principais de uma APA são: proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

A APA de Campos do Jordão está situada na Serra da Mantiqueira, integrando um complexo de áreas protegidas pelo Estado e pelo Governo Federal a fim de assegurar a defesa de ecossistemas essenciais da Mata Atlântica e os recursos hídricos, usados para abastecimento público de diversas cidades paulistas e mineiros.

Tal local é qualificado por uma cobertura vegetal de transição entre a Mata Atlântica e a Mata de Araucárias. A primeira apresenta em estágios sucessionais desde capoeiras até remanescentes de porte arbóreo denso, na segunda, por sua vez, a vegetação relacionada à altitude mostra exemplares de pinheiro-do-paraná, pinheiro-bravo e campos de altitude.

Seu relevo, ligado à altitude, à vegetação e especialmente ao clima local, constitui um grupo de grande valor cênico e biológico. Por causa de sua posição geográfica – situada entre os dois maiores centros urbanos do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, a APA tem um considerável potencial turístico e ecológico, que são as atividades econômicas fundamentais da região.

Campos do Jordão é um polo de lazer e cultura, especialmente no inverno, quando acontece o seu famoso Festival de Inverno.

 

Fauna, rios e lagos

Fauna, rios e lagos

Conheça a fauna e flora de Campos do Jordão. O rio mais importante é o Capivari (Ribeirã...

História

História

Conheça a história de Campos do Jordão, a Suíça Brasileira, fundada em 29 de abril de 18...

Como Chegar

Como Chegar

Saiba tudo sobre como chegar a Campos do Jordão, as melhores dicas, rotas e principais a...

Dicas de Hospedagem

Dicas de Hospedagem

A rede hoteleira de Campos do Jordão é uma das mais completas do Brasil, com opções desd...